ENEM vai dar acesso a mais de 500 universidades

ENEM vai dar acesso a mais de 500 universidades (Jornal Hoje, 30/08/2008)

Wa­nes­sa Ro­dri­gues

Mais de 500 uni­ver­si­da­des de to­do o Pa­ís, en­tre pú­bli­cas e par­ti­cu­la­res, usam as no­tas do Exa­me Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio (Enem) co­mo cri­té­rio pa­ra acres­cen­tar pon­tos em pro­ces­sos se­le­ti­vos ou até mes­mo co­mo cri­té­rio úni­co de se­le­ção. A par­tir do pró­xi­mo ves­ti­bu­lar (2009-1), a Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás (UFG) pas­sa tam­bém, a exem­plo de ou­tras uni­ver­si­da­des do Es­ta­do, a uti­li­zar a no­ta ob­ti­da no exa­me na­ci­o­nal co­mo um dos cri­té­rios pa­ra o in­gres­so do alu­no da ins­ti­tu­i­ção. O Enem se­rá apli­ca­do ama­nhã, às 13 ho­ras, em mais de 1.400 ci­da­des do Bra­sil. São mais de 4 mi­lhões de ins­cri­tos, dos qua­is 125.327 em Go­i­ás.
Os cri­té­rios pa­ra uti­li­za­ção da no­ta ob­ti­da no Enem va­ri­am. O edi­tal do ves­ti­bu­lar 2009-1 da UFG in­for­ma que o can­di­da­to po­de apro­vei­tar, pa­ra a pri­mei­ra fa­se da se­le­ção, a no­ta de Co­nhe­ci­men­tos Ge­ra­is ob­ti­da no Enem em 2006 ou 2007. Con­for­me o edi­tal, só po­de­rá ser apro­vei­ta­da a no­ta de um dos dois exa­mes e, além dis­so, a no­ta da pro­va de re­da­ção do exa­me na­ci­o­nal es­co­lhi­do não po­de­rá ser ze­ro. O re­sul­ta­do se­rá ob­ti­do por meio de uma fór­mu­la, que in­clui no­ta e pon­tos ob­ti­dos na pri­mei­ra fa­se do pro­ces­so se­le­ti­vo.
A pró-rei­to­ra de gra­du­a­ção da UFG, San­dra­ma­ra Ma­ti­as Cha­ves, ex­pli­ca que a uti­li­za­ção da no­ta do Enem é mais uma das for­mas de pro­mo­ver a in­clu­são de alu­nos de es­co­las pú­bli­cas na uni­ver­si­da­de. “Acre­di­to que a uti­li­za­ção do Enem co­mo um dos cri­té­rios de se­le­ção é uma for­ma de de­mo­cra­ti­zar o in­gres­so do alu­no na uni­ver­si­da­de e, além dis­so, pro­mo­ver a in­clu­são. Es­tu­dos mos­tram que es­se exa­me con­tri­bui pa­ra a in­clu­são de es­tu­dan­tes de es­co­las pú­bli­cas”, diz.
A opor­tu­ni­da­de de con­se­guir uma va­ga no En­si­no Su­pe­ri­or com o au­xí­lio da no­ta do Enem fez com que o es­tu­dan­te Jú­lio Cé­sar de Pi­nho, 18, que cur­sa o úl­ti­mo ano do En­si­no Mé­dio, se de­di­cas­se ain­da mais aos es­tu­dos. Ele con­ta que, des­de o iní­cio do ano, a es­co­la on­de es­tu­da pre­pa­ra os alu­nos pa­ra o exa­me. Além dis­so, ele re­for­ça o apren­di­za­do em ca­sa, du­ran­te cin­co ho­ras di­á­rias. “O Enem abre por­tas pa­ra as pes­so­as que não têm con­di­ções de es­tu­dar em uma uni­ver­si­da­de par­ti­cu­lar, as­sim co­mo eu. Além dis­so, traz mais opor­tu­ni­da­de pa­ra os alu­nos in­gres­sa­rem em um bom cur­so”, diz.
Jú­lio Cé­sar con­ta que a in­ten­ção é fa­zer a pro­va do Enem pa­ra usar a no­ta ob­ti­da co­mo mais um re­cur­so pa­ra en­tra na fa­cul­da­de. Seu de­se­jo é cur­sar Pu­bli­ci­da­de e Pro­pa­gan­da em Go­i­ás ou em São Jo­sé do Rio Pre­to, no in­te­ri­or de São Pau­lo. O es­tu­dan­te diz ain­da que in­ten­si­fi­car os es­tu­dos pa­ra o Enem vai aju­dar tam­bém no pre­pa­ro pa­ra o ves­ti­bu­lar. “Es­tou con­fi­an­te que vou con­se­guir uma boa no­ta e vou en­trar em uma boa fa­cul­da­de”, diz.
O Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­cio­nais (Inep) in­for­ma que o nú­me­ro de ins­ti­tu­i­ções que uti­li­za o Enem co­mo re­fe­rên­cia po­de ul­tra­pas­sar 500. Is­so por­que as uni­ver­si­da­des e fa­cul­da­des não são obri­ga­das a in­for­mar ao Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC) que usam es­te re­cur­so. Em Go­i­ás, não há es­ta­tís­ti­ca de quan­tas ins­ti­tu­i­ções uti­li­zam a no­ta do exa­me co­mo cri­té­rio de se­le­ção ou co­mo úni­ca for­ma de in­gres­so no en­si­no su­pe­ri­or.


Diversidade

O su­pe­rin­ten­den­te do En­si­no Mé­dio da Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al de Edu­ca­ção (SEE), Mar­cos Eli­as Mo­rei­ra, res­sal­ta que a po­lí­ti­ca pa­ra in­gres­so no En­si­no Su­pe­ri­or de­ve ser de di­ver­si­da­de. Por is­so, a ado­ção de me­ca­nis­mos di­fe­ren­tes do ves­ti­bu­lar, a exem­plo ava­li­a­ção do Enem co­mo mais um cri­té­rio nos pro­ces­sos se­le­ti­vos, traz re­sul­ta­dos po­si­ti­vos. “Se fo­car­mos a pro­va em um úni­co mo­men­to do es­tu­dan­te, o re­sul­ta­do po­de não ser o equi­va­len­te ao seu de­sem­pe­nho re­al”, ex­pli­ca.
Mar­cos Eli­as ob­ser­va que a pro­va do Enem, por ter ca­rac­te­rís­ti­ca in­ter­dis­ci­pli­nar, exer­ci­ta a ca­pa­ci­da­de de ra­ci­o­cí­nio, in­ter­pre­ta­ção e ar­ti­cu­la­ção do alu­no. Ao con­trá­rio de mui­tos ves­ti­bu­la­res, a pro­va do exa­me na­ci­o­nal não é di­vi­di­da por dis­ci­pli­nas, mas pro­cu­ra re­u­nir co­nhe­ci­men­tos de di­ver­sas áre­as em uma mes­ma ques­tão, re­la­ci­o­nan­do-os. “Há uma pre­o­cu­pa­ção das uni­ver­si­da­des em apli­car pro­vas co­mo es­ta (do Enem), que o alu­no in­ter­pre­ta e ar­ti­cu­la in­for­ma­ções pa­ra che­gar a uma con­clu­são.”