Alunos têm estudos pagos em Portugal

Alunos têm estudos pagos em Portugal (O Popular, 07/09/2008)

Patrícia Drummond

Um semestre de estudo em Portugal, totalmente patrocinado. Dez alunos da Universidade Federal de Goiás (UFG) vão realizar esse sonho graças a programa de mobilidade internacional do Banco Santander. O Convênio Luso-Brasileiro visa incentivar estudantes de graduação a aprofundar seus conhecimentos acadêmicos e vivenciar outras práticas culturais, além de estimular a cooperação entre Brasil e Portugal.

Os goianos fazem parte de um grupo de 175 universitários selecionados em todo o País. De lá para cá virão, também por meio do intercâmbio, 162 universitários portugueses. “Vou aproveitar muito esta oportunidade. Quero me aprofundar na linha de pesquisa que pretendo seguir depois de formado, que é a química de materiais”, declara Robson Rosa da Silva, de 19 anos, aluno do 6º período do curso de Química da Federal. Robson, que embarca no dia 12 de setembro, vai estudar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Ele é natural do município de Itauçu.

“Será uma experiência única, tanto para meu crescimento profissional quanto pessoal, já que vou ter de me virar sozinho”, diz Robson da Silva, entusiasmado com a possibilidade de conhecer os rumos da Química fora do Brasil. Nos finais de semana, quando não haverá aulas, o sortudo da UFG pretende visitar outros países, como Inglaterra e França, mas, principalmente, a Alemanha. “Lá nasceram muitos químicos importantes da nossa história”, argumenta.

Como Robson, cada um dos dez estudantes selecionados pela UFG ganhou bolsa de 3,3 mil euros (cerca de R$ 8,8 mil) do Banco Santander para estudar em Portugal.