Oferta de novos cursos universitários a assentados
Oferta de novos cursos universitários a assentados (Diário da Manhã, 12/09/2008)
Os dois prefeitáveis da cidade de Goiás que compareceram ao debate do DMTV querem ampliar a oferta de cursos universitários destinados exclusivamente a assentados rurais. A extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG) no município é a única instituição do Brasil que oferece o formação superior nesta modalidade.
A cidade é, proporcionalmente, a região que mais dispõe de assentamentos do gênero – 23 no total. A professora Selma Bastos diz que buscará parcerias com o governo federal para consolidar o acesso ao curso. Hoje, o segmento social pode cursar Direito. “A gente quer firmar o filho do camponês no campo, e por isso queremos levar educação pública e de qualidade. Vejo a iniciativa da UFG como avanço, e, se tiver a oportunidade de ser prefeita, irei implementar novos cursos. Hoje, o ex-diretor da faculdade de Direito José do Carmo já nos auxilia para trazer as graduações em Filosofia e Serviço Social.”
Vandré Santana afirma que, se eleito, irá expandir o benefício aos assentados rurais. “Além disso, iremos instalar também no ensino básico a disciplina de Práticas Agrícolas e a alfabetização de jovens e adultos.”