Ademi empossa nova diretoria

 Ademi empossa nova diretoria (Diário da Manhã, 18/09/2008)

Edilaine Pazini
DA EDITORIA DE ECONOMIA

Mercado imobiliário goiano, que hoje representa 30% do PIB do Estado, recebe nova liderança. Cerimônia de encerramento da atual e posse da nova diretoria da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO) será realizada hoje no Spazzio Sanzaloni. Ilésio Inácio Ferreira é o novo presidente da entidade. Solenidade irá contar com presença do governador Alcides Rodrigues, prefeito Iris Rezende e senador Marconi Perillo, além de empresários goianos e deputados federais e estaduais.

Conquistas dessa gestão e propostas da próxima, e trabalho realizado para transformar Goiânia na capital brasileira da qualidade de vida serão apresentadas no evento. Em relação às propostas, Ilésio diz querer dar continuidade no trabalho do qual já fazia parte, como vice-presidente da entidade. Para ele, nessa gestão o estreitamento com órgãos públicos foi extremamente positivo. "Espero ampliar mais esse relacionamento e ter ações pró-ativas para colaborar com a administração pública para a melhoria da cidade de Goiânia", ressalta.

Metas da nova gestão implicam melhorias na legislação urbana, revisão do Código Tributário, responsabilidade socioambiental, formação e qualificação de mão-de-obra do setor. Segundo Ilésio, o Código Tributário está ultrapassado e precisa ser revisto para se adequar às novas condições de crescimento da cidade. "Ele precisa ser entendido como instrumento de gestão urbana", salienta.

Novo presidente afirma que o que mais gera insegurança aos investidores é a falta de leis. "É preciso que sejam claras e não tenham margem para interpretações duvidosas", diz. Ele cita como exemplos a lei do Vazio Urbano, que irá promover função social do solo urbano e a lei do Projeto Diferenciado de Urbanização (PDU), que irá definir novas áreas para habitações com maior densidade, como prédios.

meio ambiente

Na questão ambiental, Ilésio afirma que será feito forte trabalho com empresas do setor da construção para minimizar e eliminar impactos ambientais. No que tange ao aspecto social, novo presidente diz que a Ademi irá continuar o trabalho de formação e valorização dos profissionais do setor. "Hoje nossos profissionais são bem remunerados e trabalham em boas condições, mas já falta mão-de-obra qualificada na área", frisa.

Para que Goiânia se torne a capital brasileira da qualidade de vida, diz, é necessário que a prefeitura priorize investimentos públicos para resolver questões de infra-estrutura. Principal problema é o sistema viário da cidade. "Estamos abertos para dar contribuições e melhorar essa questão", diz.



currículo

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás em 1976, Ilésio é proprietário da Consciente Construtora, fundada em 1982. Nasceu em Anicuns e na construção foi vice-presidente da Ademi-GO por três anos. É vice-presidente financeiro adjunto do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Goiás (Sinduscon-GO) há quatro anos e presidente da Cooperativa do Setor da Construção (Copercon), fundada há um ano.

Ilésio foi diretor de Obras Públicas do Sinduscon-GO e vice-presidente da Associação Goiana de Empreiteiros (AGE) por dois anos. Ocupou cargo de diretor técnico da Acieg por três anos. Novo presidente, apaixonado por pescaria, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).