Leila Pinheiro em canto

Leila Pinheiro em canto (Diário da Manhã, 19/09/2008)

Lídia Amorim
Da Editoria do DMRevista

O Canto da Primavera, que acontece até domingo em Pirenópolis, reserva grandes surpresas para o público do festival hoje. Quem chega à cidade para participação especial no evento é a cantora Leila Pinheiro, uma das maiores intérpretes da bossa nova. Leila é convidada do músico Nelson Faria, que está desde terça-feira cumprindo intensa programação na cidade. Além de ministrar oficina de violão e guitarra, ele participa de diversos shows durante o evento. A apresentação terá também a presença de Kiko Freitas e Ney Conceição, que, juntos com Nelson, formam o Nosso Trio.

A programação do dia foi sugerida pelo próprio Nelson Faria, que, ao ser convidado pelo festival, quis a presença de uma big band, a goiana Banda Pequi, projeto de extensão da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, que trabalha com pesquisa e execução de diferentes estilos e gêneros da música popular brasileira. Quando a organização do evento sugeriu que o músico convidasse mais alguém, ele pensou na hora na amiga Leila Pinheiro, com quem já realizou trabalhos em conjunto.

o show

O show será dividido em três partes. Quem abre é a Banda Pequi, que interpreta canções de diferentes compositores da música popular brasileira, entre elas Moderninho, do Maestro Cipó, Lamento sertanejo, de Gilberto Gil, Qui nem jiló, de Luiz Gonzaga, e Pelas tabelas, de Chico Buarque. Em seguida, Nelson Faria canta algumas músicas de composição própria e, para encerrar, convida Leila Pinheiro para o palco. Entre outros sucessos que compõem o repertório dos dois artistas, estão Dindi (Tom Jobim), Coisas do Brasil (Guilherme Arantes), Canibaile (Leila Pinheiro) e Partindo pro alto (Nelson Faria).

Leila diz estar superfeliz com o convite. Empolgada em conhecer Pirenópolis, ela acredita na grande importância de festivais como o Canto da Primavera. “Todos ficam ali bebendo naquele mundo de música e informações. Existe um Brasil que o Eixo Rio-São Paulo não conhece, e é importante valorizar esses artistas”, considera. A artista canta, ao todo, cinco músicas, sendo que em três ela também toca.

Com 28 anos de carreira, Leila é um dos grandes nomes da música brasileira, sendo conhecida principalmente pelo trabalho com a bossa nova. Começou os estudos de piano aos 10 anos, mas só apresentou o primeiro espetáculo em 1980, Sinal de partida, em Belém, capital do Pará. Ela chegou a abandonar o curso de Medicina, onde estava no segundo ano, para tentar a sorte na música. E foi a música que ganhou com isso. Afinadíssima, respeitada pelos músicos com quem toca, a cantora continua fazendo shows e gravando discos em que afirma sua qualidade de intérprete precisa e sensível da boa música brasileira.

A cantora lançou em dezembro de 2007 o álbum Agarradinho, com Roberto Menescal, que ainda está divulgando em shows pelo País. Os fãs de Leila já podem comemorar: ela prepara álbum para ser lançado em outubro. É o CD que registra o show feito pela cantora com o compositor Eduardo Gudin em abril de 2007 no Teatro Fecap (SP). A gravação ao vivo vai ser editada pelo selo da artista, Tacacá Music.