Ro t e i r o

Ro t e i r o (Diário da Manhã, 24/09/2008)

Da Redação

Duo de chucrute com pequi
Pianista goiana Ana Flávia Frazão apresenta concerto ao lado do violinista alemão Albrecht Breuninger

Duo de música clássica em apresentação especial hoje, no Teatro da Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG), campus 2, com Ana Flávia Frazão, acompanhada pelo violinista Albrecht Breuninger, da Alemanha. Em Goiânia, é a terceira vez que os músicos se apresentam juntos. A parceria, que deu certo desde a primeira exibição, resultou em shows no Rio de Janeiro e Brasília. O recital, que tem entrada gratuita, traz na programação músicas de J. Brahms e G. Gerschwin.
Albrecht Breuninger ganhou projeção mundial depois de conquistar o segundo prêmio no concurso para violino Rainha Elisabeth, na Bélgica, em 1997. Com o prêmio, ele se tornou o primeiro violinista alemão a ficar entre os três melhores neste concurso desde a primeira edição, em 1953.
Não bastasse isso, nesse mesmo ano Albrecht conquistou o prêmio de melhor composição para o Quarteto de Cordas N.1. O troféu foi entregue no concurso Concertos de Verão, de Brandemburgo.
Desde então foram só glórias para o violinista. Na sua lista interminável de vitórias estão ainda: Brescia (Itália, 1984), Belgrado (Iugoslávia, 1986), Praga (República Checa, 1992), Berlim e Montreal (Canadá, 1995).

estudo
Breuninger começou seus estudos musicais em 1981, na Escola Superior de Música de Karlsruhe, onde se formou com honras ao mérito, por assim dizer. O sucesso da nota da universidade não bastou e começou a se aperfeiçoar com nomes famosos do meio, como Henryk Szeryng, Ruggiero Ricci, Aaron Rosand e Ivry Gitlis.
Outro ponto alto da carreira veio ao se apresentar como solista e camerista em vários festivais, como no Festival Internacional de Bath (Inglaterra), Festival de Música de Câmara de Kuhmo (Finlândia), Teatro Champs D’Elysees (Paris), Schwetzinger Festspielen (Alemanha), entre outros.

Parceria
Para acompanhar Albrecht, quem entra em cena é a pianista goiana Ana Flávia Frazão, que pode dizer com orgulho que estudou com nomes importantes da cena local, como Ivana Carneiro, Consuelo Quirese e Luiz Medalha.
Foi na Alemanha, terra natal de Albrecht, que cursou mestrado e doutorado em música, entre 1994 e 2002, na Escola Superior de Música de Karlsruhe. O talento de Ana Flávia foi logo comprovado, quando, em 2001, alcançou o 1º lugar na Série de Concertos da Sala Barroca em Kyoto, Japão, com o Trio Augarten. Em 2004, gravou um CD pelo selo italiano Fondazionen com o contrabaixista Milton Masciadri.
Ana Flávia é hoje professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, coordenadora do Programa Música na Escola de Música, do Curso de Especialização em Performance Musical. A pianista está também à frente do projeto Concertos na cidade, promovido pelo Sesc-Goiás.