Ro t e i r o
Ro t e i r o (Diário da Manhã, 30/09/3008)
A Galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe, de hoje até 30 de outubro, a exposição coletiva Semblantes, com os brasilienses Fábio Baroli, 27, Moisés Crivelaro, 25, e Pedro Ivo Verçosa, 22. Os artistas expõem retratos em óleo sobre tela, com estéticas bem variadas.
Os retratos são a base do trabalho dos três, que produzem juntos num mesmo ateliê. A diferença dos resultados mostra um processo que, ao invés de encontrar harmonia pela semelhança, preza pela pluralidade e pela subjetividade. Essa é a terceira exposição do grupo e faz parte das seis propostas selecionadas no edital de 2008 da FAV, agendadas até maio de 2009. Hoje, a partir das 14 horas, o trio estará à disposição do público no local. A exposição fica aberta à visitação de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Fábio, Moisés e Pedro Ivo dividem o mesmo ateliê há um ano e meio, quando decidiram trabalhar juntos pela intimidade adquirida em anos de convivência no curso de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB), mas dos três, apenas Moisés terminou o curso. Trabalhando juntos, eles acreditavam que um poderia incentivar a produção do outro. “A exposição é fruto desse convívio”, conta Pedro Ivo Verçosa, o mais jovem dos três. Cada um possuía pesquisas distintas, que coincidentemente era sobre o mesmo tema. A Semblantes é o fruto desse período de trabalho e pesquisa juntos e mostra as várias possibilidades que o artista tem ao trabalhar com retratos.
A exposição passou por Uberlândia e mais recentemente pela Casa de Cultura da América Latina, em Brasília.
inspirações
Moisés busca inspiração principalmente no mundo virtual. Investe em imagens de fotologs e do site de relacionamentos orkut para pesquisa dos trabalhos. Fábio prefere um trabalho mais humanizado e convida pessoas do próprio círculo social: as fotografa e depois transpõe para as telas. Já Pedro Ivo foca seu trabalho em anônimos do cotidiano: “Fotografo sem preocupação com o que estou fotografando e depois pinto”, diz.
curadoria
Semblantes passou pela avaliação dos responsáveis pelo edital 2008 da galeria, formada por três professores da Faculdade de Artes Visuais: Selma Parreira, Eliane Chaud e Irene Tourinho, e ainda por Leonan Fleury, que participa da curadoria como representante da comunidade artística goiana, acompanhada pelo artista plástico brasiliense e curador do Museu de Arte de Brasília Bené Fonteles.
A organizadora da exposição, Selma Parreira, conta que esse ano o número de artistas goianienses que se inscreveram no edital 2008 da Galeria da FAV foi pequeno, o que explica a grande quantidade de exposições de outros Estados.
Escolas e grupos podem agendar visitas monitoradas. “Esse contato direto é educação para a arte e pode inclusive fazer com que se descubram novos talentos”, considera Selma Parreira.