Goiânia em Cena com novidades

 

“Goiânia em Cena” com novidades (Diário da Manhã, 03/10/2008)

Raphael Silveira
Especial para o DMRevista

Promover maior interação entre palco e platéia, privilegiando espaços cênicos que permitam experimentações de linguagem, deve ser a tônica do Goiânia em Cena – Festival de Artes Cênicas. Com o tema “Artes do Espetáculo: Tradição e Diversidade”, a edição de 2008 contará com a participação de 10 grupos de teatro, circo e dança – divulgados ontem –, selecionados nas categorias “Mostra palco” e “Espetáculos de rua”.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem estréia marcada para o aniversário de Goiânia, 24 de outubro, e vai até 4 de novembro. Ao todo, serão 11 dias de programação, com a presença de companhias de teatro, dança e circo de renome nacional, como os grupos Armazém (PR), Ciclomáticos (RJ), La Mínima (SP), Cisne Negro (SP) e Raça (SP), entre outros.

No total, 35 espetáculos goianienses foram inscritos nas duas categorias disponíveis, dos quais 28 para a “Mostra palco” e sete para “Espetáculos de rua”, nas três modalidades: teatro (26 grupos), dança (6 grupos) e circo (3 grupos). A comissão de seleção para escolha dos concorrentes foi composta pelos especialistas Aguinaldo Moreira de Souza (PR), Roseli Bodnar (TO) e Vicente Concilio (SC), que classificaram dez grupos para se apresentar durante o evento.

A comissão elogiou a qualidade dos grupos inscritos, nos quais foi possível “verificar um amplo aspecto de iniciativas: algumas mais sólidas, outras mais jovens e algumas propostas mais tradicionais, outras mais experimentais”. Nessa perspectiva, a comissão acredita ter cumprido “a tarefa de apresentar dentro do festival, de modo abrangente, a diversidade dos trabalhos que, recentemente, constroem o cenário das artes cênicas da cidade de Goiânia”.

Para Glacy Antunes de Oliveira, da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e uma das organizadoras do Goiânia em Cena, a edição deste ano promete superar todas as expectativas, pois serão apresentados espetáculos de renome nacional. Além disso, será oferecido o prêmio “Goiânia em Cena” para um dos dez grupos goianos escolhidos pela comissão.

“O Goiânia em Cena tem a pretensão de contribuir para a vida cultural da cidade como um todo, convidando as pessoas a participarem por meio da realização de diversas atividades pedagógicas, como oficinas, debates e mostras de cinema e música. O destaque da edição deste ano de 2008 será a apresentação de números em praças e parques de Goiânia”, explica Glacy Antunes.