Baixo em alta

 

Baixo em alta (O Popular, 03/10/2008)

Goiás sedia Encontro internacional de contrabaixo. Encerramento em Pirenópolis terá concertos destacando a baixista americana Kristin Korb

Edson Wander

A semana dedicada ao estudo e concertos de contrabaixo termina neste fim de semana em Pirenópolis. É a quarta edição da Semana Nacional do Contrabaixo, que ocorre em Goiás em paralelo ao 7º Encontro Internacional de Contrabaixistas. Promovido pela Associação Brasileira de Contrabaixistas (cuja presidente é a professora Sonia Ray, da Escola de Música da UFG), o evento começou em Goiânia e será encerrado neste fim de semana em Pirenópolis com palestras, demonstrações de áudio e vídeo e concertos ao vivo no teatro da cidade histórica. Tudo tem entrada franca e o ponto alto serão os concertos, hoje e amanhã, dos instrumentistas convidados do evento, do Brasil e do exterior.

O concerto de hoje vai reunir os instrumentistas Jessica Valls (do Texas, EUA), Ricardo Vasconcellos (EMB, Brasil) e Jorge Oscar (Unicamp). Eles se apresentarão em dois momentos distintos, sempre acompanhados de outros instrumentistas convidados. Amanhã, será a vez de Paul Sharpe (Carolina do Norte, EUA) com a brasileira Francisca Aquino e outros convidados na primeira parte. Na seqüência, um grupo de jazz liderado pela contrabaixista Kristin Korb (Califórnia, EUA) finaliza o evento.

Kristin, que é também cantora e tem discos gravados na seara do jazz, vai se apresentar ao lado de Wallace Patriarca e de Renato Vasconcellos, além de convidados.

Além de atuar na academia (leciona na University of Southern California e na Azusa), Kristin Korb apresenta-se com freqüência com grupos de jazz nos Estados Unidos. Ela começou na música como guitarrista, seduzida pelo country e nomes como Barbara Mandrell. Mas foi pelas mãos do contrabaixista Ray Brown (1926–2002, colaborador de gente como Dizzy Gillespie e Charlie Parker), que Kristin optou pelo contrabaixo e pelo jazz. Foi Brown quem a introduziu no meio profissinal e a ajudou a gravar seu primeiro álbum Introducing Kristin Korb (Telarc Records, 1995). Na apresentação de Pirenópolis, Kristin deve recuperar faixas desse e de seus outros três álbuns (o mais recente é Why Can’t You Behave, selo Double K Music).
O estilo de Kristin Korb segue o de cantoras que dão uma nova roupagem a stantards de jazz, além de apresentar músicas próprias (como Diana Krall, Jane Monheit e outras). Entre as 11 faixas do novo disco, Kristin voltou a gravar músicas de Ray Brown (You Stepped Out of a Dream) e uma de Cole Porter (faixa-titulo). Em meio às canções, ela costuma fazer longos solos de contrabaixo.

EVENTO:
Concertos do 7º Encontro Internacionial de Contrabaixo
Data: Hoje e amanhã, às 20 horas
Local: Teatro de Pirenópolis
Entrada franca
Classificação etária: livre
Informações:
www.soniaray.com/abc.php