Goiânia Mostra Curtas

Goiânia Mostra Curtas (Tribuna do Planalto, 04/10/2008)

João Camargo Neto

Com a proposta de exibir parte da produção cinematográfica que não encontra espaço no mercado, acontece de 7 a 12 de outubro a oitava edição da Goiânia Mostra Curtas. O evento, realizado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icuman), é um festival nacional de curta-metragens que tem grade de programação intensa. As atividades vão desde a exibição dos filmes que passaram pela banca de seleção até a discussão, por meio de seminários, da produção audiovisual, e capacitação de realizadores, por meio de oficinas.
A diretora da 8ª Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, aponta que a importância do festival se dá por causa da acessibilidade. Durante seis dias, um público estimado em 20 mil pessoas devem passar pelo Teatro Goiânia e pelos locais de mostra itinerante. Para ela, a entrada gratuita é um facilitador para aproximar a população goianiense da produção audiovisual.

Um grupo de 131 filmes de 18 Estados foi selecionado para ser exibido nas três mostras competitivas - Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios e Curta Mostra Goiás.
Com curadoria da própria Maria Abdalla, a Curta Mostra Brasil traz 76 produções, em que predominas os trabalhos de São Paulo (22), Rio de Janeiro (20), Minas Gerais (9) e Distrito Federal (8). Um espaço para produção audiovisual realizada fora das capitais, a Curta Mostra Municípios, que tem curadoria de Márcia Deretti, selecionou sete filmes, contemplando seis Estados.

Já a Curta Mostra Goiás, um espaço para a veiculação de curtas-metragens goianos, classificou 19 vídeos para esta edição. A curadoria é do professor de cinema da Faculdade de Comunicação de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG) Lisandro Nogueira.

Todos os curtas selecionados concorrem a prêmios de incentivo à produção concedidos por empresas da indústria cinematográfica que apóiam o festival. A criançada também tem espaço garantido na mostra, com a realização da 7ª Mostrinha, dedicada à formação de público infantil para o cinema nacional. Serão sete curta-metragens.

O festival se completa com a Curta Mostra Cinema nos Bairros, uma mostra itinerante, que vai levar oito filmes a bairros da capital goiana que têm acesso restrito às salas de cinema. A mostra infantil e itinerante contam com júri popular para eleger o melhor filme, que leva o Troféu Icumam.

Durante os seis dias de festival, o público será convidado a assistir ainda a duas mostras especiais: a Curta Mostra Petrobras e a Curta Mostra Videoarte, esta sob coordenação de Tetê Mattos, que tem o desafio de reunir uma mostra representativa do gênero. (leia texto nesta página)

De 2001 a 2007, o maior festival de cinema e vídeo em curta-metragem do Brasil Central teve mais de 136 mil expectadores, 781 filmes exibidos no teatro e em 27 bairros, 445 convidados e 27 homenageados. Abdalla avalia positivamente as edições anteriores e a preparação para a deste ano. "A Goiânia Mostra Curtas foi o primeiro festival a colocar Goiânia na rota nacional. Hoje é considerado um dos principais. Alcançou maturidade", comemora.

Serviço

* ª Goiânia Mostra Curtas
* Data: De 7 a 12 de outubro
* Local: Teatro Goiânia
* Quanto: entrada franca

Veja programação em
* www.goianiamostracurtas.com.br/home.php