Pesquisadora da UFG sugere planejamento equalizado

Pesquisadora da UFG sugere planejamento “equalizado” (Diário da Manhã, 14/10/2008)

Da Redação

Além do Balneário Meia Ponte, o 12º Distrito Policial cobre outros 32 setores, entre eles Recanto do Bosque, Residencial Barravento, Setor Perim, Maria Dilce e Parque das Nações. Localizado na região leste da Capital, Novo Mundo tem delegacia exclusiva para atendimento.

Para reduzir os índices, a professora Dalva Maria Borges, que, na UFG, realiza estudos sobre violência, sugere planejamento urbano equalizado. “É preciso manter padrões não muito distantes entre bairros ricos e pobres. A segregação colabora para desorganização social e criminalidade”, disse.

Crimes contra o patrimônio ocorrem onde existem bens materiais. Seja na posse de pessoas, no comércio ou residências. Por isso, conduta preventiva é recomendada para evitar assaltos. A orientação é não deixar objetos de valor à mostra. “Atitude precavida é igualmente importante à ação policial”, complementa major Freitas.

De janeiro a agosto deste ano, a GAI-SSP registrou aumento de 13% nos furtos em comércio, comparados com o mesmo período do ano passado. O titular da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), Itamar Lourenço de Lima, recomenda que os comerciantes mantenham o menor volume de dinheiro à vista. A orientação também se aplica a transeuntes: “Usuários de banco devem ficar atentos aos olheiros que assaltantes colocam dentro das agências. A melhor opção é usar outras modalidades de pagamento, como cartões.”