Produção sustentável em foco
Produção sustentável em foco (Tribuna do Planalto, 18/10/2008) Moacir Cunha Neto Crise Serviço O quê: Agro Centro-Oeste 2008, Feira de Negócios e Tecnologias Rurais
Consolidada no calendário do agronegócio goiano, a Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Agro Centro-Oeste vai abordar este ano os desafios da produção sustentável de alimentos. A feira, que tem por objetivo levar aos produtores conhecimentos e tecnologias rurais, ocorre de 22 a 26 de outubro, no Parque Agropecuário de Nova Vila, e concentra a atenção à agricultura familiar. O lançamento oficial ocorreu na quinta-feira, 16, no auditório do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas de Goiás (Sebrae) e contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Paulo Martins da Silva, e do reitor da Universidade Federal de (UFG), Edward Madureira Brasil. Durante o evento, a coordenadora da Agro Centro-Oeste, Giselle Ottoni, lembrou que o cenário da produção sustentável em Goiás é promissor e já desponta como referência nacional quando o tema é agricultura familiar.
De acordo com Ottoni, está confirmada a presença de 4,5 mil produtores. Caravanas de cem municípios são esperadas durante os dias de realização da feira. Ela destaca as oportunidades de negócios e o acesso ao conhecimento tecnológico como estímulo à participação dos produtores goianos no encontro, que tem como tema "O desafio na produção sustentável de alimentos". Para ela, Goiás está preparado para enfrentar os desafios da produção sustentável, sendo capaz de acompanhar as mudanças já observadas no cenário global. "O produtor rural goiano tem consciência da importância de discutir a produção sustentável, fator que nos motiva a realizar a feira deste ano."
Para esta edição, estima-se que devem passar pela Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás (UFG), local da feira, cerca de 30 mil pessoas, entre produtores e visitantes. No total, 200 expositores integram a Agro Centro-Oeste deste ano, que será realizada paralelamente à 45ª Exposição Agropecuária de Goiânia e à 3ª Exposição Internacional do Nelore (Expoinel Goiás). "Este evento é totalmente voltado à agricultura familiar e percebemos motivação entre os participantes e expositores", salienta Ottoni.
Tendo como eixo a transferência de conhecimento para a agricultura familiar, a Agro Centro-Oeste 2008 vai oferecer palestras, seminários, minicursos e oficinas voltados a temas relacionados ao universo da produção goiana. Exemplo disso são as palestras "Produção e aproveitamento dos frutos do Cerrado", "Cultivo e manipulação de plantas medicinais" e "Mercado e tecnologia para agricultura familiar". Entre as novidades da feira deste ano, destaque para a participação das Ligas da Saúde da UFG, parceira da iniciativa, que leva palestras e exames gratuitos de mama, pressão arterial e diabetes aos visitantes. O atendimento será realizado por estudantes do curso de Medicina da universidade.
A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) vai oferecer oficinas com materiais recicláveis, como tecidos, plásticos e garrafas peti. O Espaço Bambu, coordenador pelo professor da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG, Rogério Almeida, também realizará oficinas. Integrada à feira, ocorre a Mostra Goiana de Gastronomia do Sebrae.
Presente ao lançamento da Agro Centro-Oeste, o vice-governador, Ademir Menezes (PR), lembrou que Goiás desponta no setor do agronegócio brasileiro. Em razão disso, não cabe mais aos produtores rurais lançar mão de recursos ultrapassados. Defendeu a introdução de tecnologias rurais no campo, como forma de garantir a produção agrícola do Estado. "O pequeno produtor descobre a cada dia a necessidade de introduzir as tecnologias rurais no campo". Menezes enfatizou que o governo estadual mostra empenho e preocupação em manter a conservação de rodovias, garantia do escoamento da produção. "O governo está presente desde a produção até a comercialização", diz.
O superintendente do Sebrae-GO, João Bosco Umbelino dos Santos, destacou o fato de Goiás investir na agricultura familiar, possibilitando a integração qualitativa dos ambientes rural e urbano. A feira, segundo ele, disponibiliza em cada edição conhecimento tecnológico e integração entre produtores da agricultura familiar. "Com a Agro Centro-Oeste, unimos palestras e transferência de conhecimentos, além das novidades que são apresentadas anualmente, visando ao aprimoramento da produção em um mundo globalizado."
Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, lembra que a Agro Centro-Oeste ganha a cada ano mais força no cenário goiano, ocasião em que são apresentados os lançamentos em tecnologias rurais voltadas ao pequeno produtor. Para ele, a crise econômica dos Estados Unidos, que já afeta as bolsas de valores do Oriente e tem reflexos no Brasil, não vai impedir a conquista de resultados satisfatórios durante a realização da feira deste ano. "Estamos atentos aos rumos da economia mundial e vamos realizar, com o esforço de todos, a maior e mais forte Agro Centro-Oeste de Goiás", afirmou. A Agro Centro-Oeste tem o apoio do Sebrae, Faeg, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), além do governo de Goiás.
* Quando: de 22 a 26 de outubro
* Onde: Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Samambaia, Saída para Nerópolis
* Horários: de quarta a sábado, das 9h às 21h; domingo, das 9h às 18h