Para ver e aprender
Para ver e aprender (Diário da Manhã, 20/10/2008)
Da Redação
A Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da Universidade Federal de Goiás (UFG) promove de hoje a 26 de outubro o 33º Festival Nacional de Música. O festival homenageia este ano o músico paranaense Henrique de Curitiba, um dos nomes mais importantes da música erudita do País, que morreu aos 73 anos, em fevereiro de 2008. O festival conta com programação repleta de cursos, palestras e concertos, que revezam no Teatro Goiânia e no Teatro da Emac.
O evento, que conta com apresentações musicais, palestras e cursos, é destinado a alunos de música e à comunidade em geral. Cursos e palestras serão ministrados ao longo da semana com professores renomados, como Samuel Kerr, Norton Morozowicz, Ronaldo Miranda, Ino Mirkovic, Marcelo Jaffé e Robert Suetholz.
Para participar, inscrições custam R$ 30 para a comunidade e R$ 20 para alunos da Emac. As inscrições podem ser feitas mediante depósito na conta Festival Eventos do Banco do Brasil, Agência 0086-8, conta 346095-9. Antes, é necessário confirmar se ainda há vagas no curso proponente pelo telefone 3521-1125 ou pelo site www.musica.ufg.br. Serão emitidos certificados de participação para cada curso, incluindo prática de coro e de orquestra.
Curitiba
O compositor Zbigniew Henrique Morozowicz, conhecido também por Henrique de Curitiba, nasceu em 29 de agosto de 1934, em Curitiba, e deu seus primeiros passos na música bastante jovem. A história da família Morozowicz, que imigrou para o Brasil em 1926, se confunde com a do Estado do Paraná. Depois de terminar seus estudos em Curitiba, Morozowicz mudou-se para São Paulo para se aperfeiçoar em um instituto dirigido pelo professor H.J. Koellreuter. O jovem compositor não perdeu tempo e durante seus estudos da metrópole realizou pesquisas de harmonia, contraponto, análise e composição, além de se interessar pela modernidade e obras do século 20.
A participação no 4º Concurso Internacional Frederic Chopin, em Varsóvia (Polônia), serviu como um novo estímulo para a carreira do músico. Incentivado por sua antiga professora, Mme. Devrainne, Morozowicz representou o Paraná no concurso.
Apesar de não passar da primeira fase do concurso, Henrique de Curitiba recebeu uma bolsa da Sociedade Polônia para um aperfeiçoamento. Durante o ano de 1960, pôde aprender mais sobre a obra de Chopin (1810-1849).
O evento, que é o mais antigo do gênero em Goiânia, desde sua primeira versão em 1968, trouxe para a Capital reconhecidos nomes do cenário musical brasileiro e internacional: instrumentistas, compositores, regentes e educadores que deixaram sua indelével marca na formação de nossos profissionais.
33º Festival Nacional de Música, em homenagem a Henrique de Curitiba
Quando: de hoje a 26 de outubro
Onde: no Teatro Goiânia ( Av. Tocantins, nº 252, com Rua 23, Centro) e Escola de Música e Artes Cênicas (Campus II - Samambaia)
Informações: 3521-1125