31 mil disputam vaga na UFG
31 mil disputam vaga na UFG (O Popular, 22/10/2008)
Concorrência para Engenharia Civil dobrou. Medicina continua mais concorrido
Marília Assunção
O que já era atrativo, ficou mais. Com a oferta de cursos novos – vários deles respondendo a necessidades de mercado –, por causa de mais vagas oferecidas, e com o estímulo das cotas, a Universidade Federal de Goiás (UFG) registrou uma procura superior ao último vestibular em mais de 3 mil inscritos. Foram 31 mil candidatos registrados ao Concurso Vestibular 2009/1 da UFG que oferece 5.174 vagas distribuídas por Goiânia, Catalão, Jataí e Goiás.
Medicina, com 4.276 inscritos para 110 vagas, continua com a maior concorrência: 38,87 candidatos para cada vaga. Mas outros cursos despontam no vestibular da UFG deste ano.
Engenharia Civil foi a que mais surpreendeu, com quase o dobro de inscritos em relação ao último vestibular, quando eram oferecidas mais vagas. São 1.277 candidatos concorrendo a 45 vagas, o que dá uma disputa de 28,38 por vaga.
Dos 30 cursos novos, as licenciaturas não atraíram tanto, havendo caso de menos de 1 candidato por vaga, como ocorreu com Física em Jataí, com 28 inscritos para 40 vagas. Mas a procura nestes cursos novos foi considerada dentro da expectativa pela presidente do Centro de Seleção da UFG, Luciana Freire.
As engenharias, de um modo geral, e em especial a Civil, que responde a uma alta procura pelo mercado de construção e outros setores que aumentaram o emprego dessa profissão, foram as que responderam melhor, explica Luciana Freire.
“Já era esperado que as licenciaturas não despertassem a maior procura agora, apesar da alta necessidade de professores de algumas áreas, como Física ou Estatística”, comenta ela, reiterando que são cursos novos, em alguns casos para atender exigências legais, como Letras/Libras (para ensinar a deficientes visuais). Física, em Jataí, e Estatística, em Goiânia, também são cursos novos e registraram, respectivamente, 0,7 e 1,2 candidato por vaga.