7 dias de festa celebram aniversário de Goiânia

7 dias de festa celebram aniversário de Goiânia (22/10/2008)

Diogo Luz
Da Editoria de Política & Justiça

A Prefeitura de Goiânia e o governo de Goiás preparam uma semana de festas para parabenizar a Capital pelo aniversário de 75 anos, nesta sexta-feira, 24 de outubro. As comemorações tiveram início ontem e estão programados eventos até domingo (26). Destaque fica para a fomentação de valores locais, ao invés da contratação de artistas com renome nacional. A população em geral também organiza surpresas. Em conjunto com a Polícia Militar, empresários vão confeccionar bolo de 75 metros e 1.280 quilos para celebrar data.

O diretor de Política e Eventos Culturais da prefeitura, Wilson Ribeiro, explica que a proposta da festa é valorizar os profissionais goianos. Em parte, a utilização de artistas goianos se deve à questão financeira. Em 2007, os shows de Gean e Geovani e César e Paulinho foram doados por uma empresa privada. “Vamos apresentar números de qualidade. Será maratona de comemorações. Não vale a pena gastar dinheiro público com grandes atrações que, como é tradicional, não vão atrair pessoas em função da chuva”. Segundo o diretor, também não seria possível realizar licitação para equipamentos de iluminação e som a tempo.

A comemoração foi aberta ontem, com lançamento do Goiânia em Cena, no Cine Ouro. O Festival de Artes Cênicas promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Universidade Federal de Goiás está na sétima edição. Este ano será realizado em locais públicos da Capital, como no Parque Vaca Brava, no Setor Bueno. Os grupos Aqui, Lá, Quá..., de dança contemporânea, Theatro Arte e Fogo, Trupe Show e Circo Lahetô, ambos dedicados à arte circense, se revezam em oito apresentações que se iniciam na sexta-feira.

Amanhã acontecerá, das 8 às 18 horas, distribuição de livros no Bosque dos Buritis. Às 21 horas ocorre no mesmo local show de música com o Clube Senzala, dedicado à música eletrônica, black music e soul music. A intenção é estimular o hábito da leitura em crianças e adolescentes. “A prefeitura espera contar com a presença dos pais, dos filhos, de todos. Ler é fundamental para a cultura e para o desenvolvimento social”, diz o diretor. A Orquestra Sinfônica de Goiânia se apresenta às 19 horas do dia 23, no Parque Flamboyant.

No dia 24, a programação é intensa e toma todo o dia. Às 8 horas ocorre o tradicional desfile de comemoração na Avenida 24 de Outubro, em Campinas. Contará com a participação de cerca de 1.500 estudantes das 16 unidades educacionais do município, incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Início em frente ao campo do Atlético e disperção na Praça Joaquim Lúcio.

Após o desfile, as opções são os espetáculos do Goiânia em Cena. Às 9h30 será apresentado o espetáculo “Aqui, Lá, Quá...”, no Vaca Brava. Em seguida, às 10 horas, “Sapequinha, o Mágico Ecológico”, será apresentado no Parque Areião. Enquanto isso, no Cine Goiânia Ouro, “O Tablado e Maria Machado”, dirigido por Creuza Gravina, será visto pelos cinéfilos. Será realizado o show “Grande Hotel Revive o Choro”, com Sabah Moraes e artistas convidados, no Grande Hotel, às 20 horas.

No início da manhã, às 5 horas, o Address Hotel, Supermercado Marcos e PM preparam um bolo de 75 metros e 1.280 quilos para celebrar a data. Ele será preparado na República do Líbano em frente ao hotel, em uma tenda. O bolo será confeitado em praça pública e às 12 horas distribuído aos convidados.

Homenagem
A Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel) vai comemorar o aniversário com espetáculos de música clássica. A Orquestra Sinfônica Jovem e Orquestra da Câmara Goyazes apresentarão Variações para Orquestra (Estércio Márquez Cunha); Concerto nº 3 para Piano e Orquestra (Dmitry Kabalevsky); Abertura da Ópera O Guarani (Antônio Carlos Gomes) e Abertura Solene 1812 (Piotr Ilich Tchaikovsky).

Serão duas sessões com as orquestras se apresentando juntas, a primeira será hoje, às 20 horas, e a outra, na sexta-feira, às 11 horas, ambos no Teatro Goiânia. A entrada é franca.