Goiânia: 75 anos de vida, de alegria e pujança
Goiânia: 75 anos de vida, de alegria e pujança (Diário da Manhã, 24/10/2008)
Pedro Wilson Guimarães
é deputado federal (PT/GO), ex-prefeito de Goiânia e professor das universidades Católica e Federal de Goiás.
“Construída com
esforço de heróis
É um hino ao trabalho
e à cultura
E seu brilho, qual luz
de mil sóis
Se projeta na vida futura”
(Hino de Goiânia,
Anatole Ramos)
Queremos, neste 24 de outubro, homenagear a nossa querida cidade de Goiânia, que completa 75 anos de existência, capital de Goiás, cidade esperança, canteiro verde, primavera permanente de mil sonhos, cantos e encantos que nos emocionam, nos orgulham, nos impulsionam a lutar e ser partícipes na construção desta história forjada por homens e mulheres, mistura de raças, credos, origens geográficas e sociais. Goiânia do Rio Meia Ponte e dos córregos Botafogo, Vaca Brava, Anicuns, João Leite, Cascavel, Macambira, lagos, serrinhas, morros, parques, praças, avenidas: Goiás, Anhangüera, Araguaia, Tocantins, Paranaíba e 24 de Outubro, do bairro de Campinas, onde nasceu Goiânia. Goiânia, nova Goiás, antiga bela e boa Vila Boa, berço da nossa cultura e patrimônio cultural da humanidade.
Goiânia história viva, símbolo de uma época, do início da interiorização do Brasil, construída por sonhadores e abnegados. Goiânia de 1933, a partir da saudável teimosia de seus idealizadores, a nova Capital, como se um novo mundo se principiasse. Veio gente de todos os lugares do Brasil. Goiânia é fruto de uma idéia de progresso, de uma necessidade natural de mudança. Por isso, nasceu certa, clara e ampla. Resultado de um plano que provou estar corretamente desde o princípio. Pedro Ludovico já via em seus sonhos, Atílio Correia Lima deu contornos a esse sonho e o seu povo a ergueu e a mantém com carinho. Sonho de Pedro Ludovico, que neste 23 de outubro faria 117 anos de vida. Nascido em 1891 na Cidade de Goiás, Vila Boa, antiga capital do Estado de Goiás. Este médico, líder político, governador, deputado, senador por duas vezes, sendo inclusive cassado pela ditadura militar e responsável maior pelo nascimento de Goiânia. Nossa homenagem a Pedro Ludovico pela bela história e trajetória política, um nome para sempre gravado na história de Goiânia, Goiás, Centro-Oeste, Brasil dos Cerrados de mil biodiversidades, faunas, floras, ares, flores, frutos, rios e belezas sem fim. Goiânia de Venerando de Freitas a Iris Rezende e de todos nós, ufg, ucg, ueg, Cefet, Liceu e Ateneu, Goiás, Vila Nova, Goiânia e Atlético Goianiense. Goiânia de trabalhadores, estudantes, educadores, religiosos, migrantes, empreendedores, empresários, artistas, donas de casa, políticos, eleitores(as) e servidores públicos de políticas públicas inclusivas e de promoção humana e social.
Vestida de verde e de luz, eterna primavera, explícita nas centenas de canteiros espalhados com cuidado especial. Goiânia é conhecida pelo verde de suas praças e o colorido das flores, que quebram a aridez dos edifícios modernos e vão deixando marcas da evolução e da riqueza crescente na vida urbana. Pelas ruas, avenidas e praças, monumentos, estátuas, bustos de personagens históricos, uma homenagem à arte e à estética. Por tudo que significa para nós goianos e para o Brasil, Goiânia merece a mais efusiva felicitação. Que juntos possamos reverenciar a cidade que nos acolheu e nos acolhe, abrindo seus imensos braços a todos que a procuram. Parabéns, sempre, Goiânia!
Há de se homenagear, em data tão especial, todos os prefeitos de Goiânia, começando por Venerando de Freitas Borges, depois, Ismerindo Soares de Carvalho, Orivaldo Borges Leão, novamente Ismerindo Soares; em seguida, o primeiro prefeito eleito Eurico Viana, novamente Venerando de Freitas Borges, agora eleito. Em seguida, Messias de Souza Costa, presidente da Câmara que assumiu interinamente a prefeitura por mais de um mês. Homenageamos o prefeito João de Paula Teixeira Filho; Jaime Câmara; Hélio Seixo de Brito; Iris Rezende Machado. Daí começa novamente um ciclo de prefeitos nomeados: Leonino Di Ramos Caiado; Manuel dos Reis e Silva; Rubens Vieira Guerra; Francisco de Freitas Castro; Hélio Mauro Umbelino Lôbo; Daniel Antônio de Oliveira; Índio do Brasil Artiaga Lima; Goianésio Ferreira Lucas; Daniel Borges do Campo; Nion Albernaz. Depois, Daniel Antônio de Oliveira, primeiro prefeito eleito após o golpe de 1964. Em seguida, Joaquim Domingos Roriz, interventor; novamente, Nion Albernaz, depois, Darci Accorsi; mais uma vez, Nion Albernaz. Depois, Pedro Wilson Guimarães, sucedido por Iris Rezende, que caminha para o segundo mandato consecutivo. Homenageamos todos os vereadores, tantos nomes importantes para a história de Goiânia, como Devison, presidente da Câmara, Marina Sant’anna, Serjão Dias, Cidinha, Helinho de Brito, Djalma, Luiz, Contart, Paulo, Pedro, Antônio, Boaventura, Luciano, Denise, José, Sebastião, Maria José, Braulio, Cilinho, Carlos e todos presentes e futuros da egrégia Câmara de Goiânia, capital dos cerrados do Brasil Central de Brasília de JK a Lula, presidente do País cada vez mais e melhor para todos(as).
Parabéns aos pioneiros e a todos os goianienses que fazem hoje uma nova história, no século 21. Goiânia que tivemos a honra de ser prefeito de 2001 a 2004 e dar a nossa contribuição ao desenvolvimento econômico e social desta cidade. Goiânia que queremos sempre contar, cantar, lutar, viver, morar, sonhar, compor, celebrar e declarar dia após dia o nosso amor e gratidão por este berço cultural dos Cerrados do Brasil Central. Goiânia de prefeitos e vereadores, servidores, conselheiros: conselhos de crianças, adolescentes, educação, saúde, deficiência, tutelares, políticas urbanas, transportes, cultura, desenvolvimento econômico e social. Cidade de gente hospitaleira, trabalhadora, briosa, que luta, dia a dia, para construir uma cidade melhor, um bom lugar pra se viver. Parabéns, Goiânia, pelos 75 anos, uma data que temos que comemorar!
Pedro Wilson Guimarães
é deputado federal – PT-GO. Ex-prefeito e vereador de Goiânia. Professor das universidades Federal e Católica de Goiás