Vice promete continuar projetos
Vice promete continuar projetos (Diário da Manhã, 28/10/2008)
Da Redação
O escritor Luiz Augusto Sampaio, vice-presidente da Academia Goiana de Letras (AGL), assumiu a direção da entidade com o propósito de continuar todos os projetos do escritor e colega Modesto Gomes. “Ele liderou uma caravana de acadêmicos à Prefeitura de Goiânia e conseguiu a doação dos recursos para a ampliação da sede da Academia. Estava empenhado em integrar todas as academias do Estado e na regulamentação da lei que determina o ensino de Literatura Goiana nas escolas. Vamos dar seguimento à sua gestão, que foi breve, apenas um ano, mas muito profícua.”
O vice assume imediatamente no caso de vacância da presidência. O preenchimento da vaga que Modesto Gomes deixa na Academia é mais demorado. O presidente em exercício informa que o primeiro procedimento é a realização da Sessão Magna da Saudade, entre 30 e 40 dias depois da morte do acadêmico. Depois desta sessão, candidatos à Academia têm quatro meses para inscrições. As eleições e a posse do novo imortal ocorrem no prazo médio de seis meses.
agregador
Os acadêmicos que compareceram ao velório de Modesto Gomes foram unânimes em apresentar o escritor como homem determinado e agregador. A escritora Maria do Rosário Cassimiro, ex-reitora da Universidade Federal de Goiás e também ex-presidente da Academia Goiana de Letras, diz que Modesto ficou acima de grupos. “Ele conseguiu acalmar ânimos e pacificar a AGL. Deixa um espaço em branco como intelectual e como ser humano e amigo. É uma perda enorme para Goiás.”