[UFG] UFG passa a destinar 20% das vagas ao Sisu (O Hoje, 27/08/11)

UFG passa a destinar 20% das vagas ao Sisu

A Universidade Federal de Goiás vai ampliar a destinação de vagas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação para ingresso em seus cursos a partir de 2012. A Universidade aprovou ontem a oferta de 1.091 vagas pelo Sisu, que seleciona os estudantes por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em todo o País, 48 instituições públicas de ensino superior já aderiram ao Sistema. 

Desde o ano passado, a UFG aderiu ao Sisu. As vagas que não foram preenchidas pelo vestibular eram destinadas à seleção feita pelo MEC. No ano passado, foram 206. A partir da próxima seleção, essas vagas passam  a ser 20% do total destinado aos cursos. “A Universidade optou por um aumento de vagas considerando a política nacional. Experimentamos e acreditamos que esse processo já está se consolidando em todo o País”, explica a pró-reitora de graduação, Sandramara Matias Chave. 

Na UFG, as vagas serão distribuídas para os cursos ministrados em Goiânia, com 659 vagas, 196 para os cursos de Catalão, 204 para Jataí e 32 pra a Cidade de Goiás. Apenas os cursos com Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE), como os da área de música e arquitetura, não terão vagas destinadas ao Sisu. 

Para concorrer, os candidatos que realizarem o Enem 2011 devem se inscrever no processo seletivo do Sisu 2012 de acordo com o edital divulgado pelo Mec. No site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br), os candidatos podem consultar as vagas disponíveis em todo o País, pesquisando as instituições e os respectivos cursos participantes. 

 

Vestibular 

Além da seleção do Sisu, a nota do Enem também continua a ser utilizada no processo seletivo da instituição.  “Os candidatos podem inclusive participar dos dois”, completa Sandramara. O próximo vestibular vai oferecer 4.579 vagas. O edital do processo seletivo será divulgado na próxima segunda-feira. (Katherine Alexandria, estagiária da UFG)