[UFG] Vera e Lygia (O Popular, 3/12/2009)
Vera & Lygia
Professora Vera Tietzmann lança hoje livro fundamental para entender a obra de Lygia Fagundes Telles
Rogério Borges
Lygia Fagundes Telles é, sem dúvida, a escritora brasileira ainda em atividade com maior prestígio. Ela acaba de ganhar o Troféu Juca Pato, como a Intelectual do Ano, e toda a sua obra, sob novo selo, vem sendo reeditada. O interesse acadêmico por Lygia também tem crescido e o livro que será lançado hoje, às 20h, na Fundação Jaime Câmara é uma ótima notícia para quem deseja compreender melhor a produção literária da autora de As Meninas. Trata-se de Dispersos & Inéditos – Estudos sobre Lygia Fagundes Telles (Cânone Editorial/Editora RHJ), da professora da UFG Vera Tietzmann.
Este é o terceiro título que Vera publica sobre Lygia e vem sendo considerado pela pesquisadora como o mais completo, o definitivo nesta longa jornada crítica que avalia a poética da escritora paulista. No estudo, Vera se concentra nos contos de Lygia, uma produção vasta e cheia de singularidades.
De acordo com a professora, que é amiga pessoal de Lygia e mantém contatos com a escritora, muitos dos contos da autora se repetem em vários de seus livros. Esta característica é bastante conhecida dos que analisam os escritos da autora, mas Vera fez algo que ainda não havia sido realizado.
Organização
Há neste novo estudo, pela primeira vez, uma organização rigorosa das narrativas que se repetem nos livros de Lygia. Alguns deles reaparecem até 12 vezes nos títulos da escritora. No levantamento de Vera, há a listagem dos contos recorrentes, em quais livros estão e em que trabalho foram publicados pela primeira vez.
Este é um auxílio fundamental para o entendimento desta particularidade de Lygia. Vera também vasculhou todas as referências acadêmicas ao trabalho da escritora, catalogando dissertações e teses defendidas, num total de mais de 190 estudos críticos.
A professora comemora o fato de que existe um aumento do número de pesquisas a respeito de diversos aspectos da literatura de Lygia Fagundes Telles, por muito tempo considerada uma escritora alienada, que se recusava a tratar os temas sociais e políticos do País com a devida ênfase. Esta injustiça – para não dizer patrulha – tem perdido força e muitos estudiosos da área já reconhecem que há outros prismas pelos quais ela deve ser analisada.
No volume que será lançado hoje também há textos de estudos que estavam fora de catálogo e uma palestra que Vera proferiu na Academia Brasileira de Letras sobre Lygia, mas que, até agora, só estava disponível, em áudio, nos arquivos da ABL.
Lançamento do livro: Dispersos & Inéditos – Estudos sobre Lygia Fagundes Telles
Autora: Vera Tietzmann
Data: Hoje, às 20 horas
Local: Fundação Jaime Câmara (Av. T-2 c/ Av. T-9, Setor Bueno)