Morre Fued Taufic Rassi
Morre Fued Taufic Rassi (Diário da Manhã, 03/11/2008)
Matheus Álvares Ribeiro
Da Editoria de Cidades
Morreu ontem, aos 78 anos, o médico e ex-vereador Fued Taufic Rassi. Há dois anos, ele lutava contra um câncer no pulmão. Na madrugada de ontem, sofreu parada cardiorrespiratória e foi internado no Hospital São Salvador, onde faleceu por volta das 16 horas de ontem, Dia de Finados. Ele deixa três filhos, Adriano, André e Carla, e a esposa, Angel Daher Rassi. O corpo será sepultado hoje, às 10 horas, no Cemitério Jardim das Palmeiras, no Setor Centro-Oeste.
Fued Taufic Rassi formou-se em Medicina em 1958, pela Universidade do Brasil (hoje, Universidade Federal do Rio de Janeiro). Era otorrinolaringologista e um dos fundadores do Hospital Santa Teresinha, em Goiânia. Em 1960, voltou para Goiás para exercer a profissão, como os outros membros da família. Também foi professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).
De 1970 a 1978, exerceu, por duas vezes, o mandato de vereador na Capital. Neste tempo, ainda foi eleito presidente da Câmara Municipal. Também foi presidente do Ipasgo e, em 1976, foi nomeado pelo governador Irapuan Costa Júnior, secretario estadual de Saúde.
Como médico, atendia a todos. Os que não podiam pagar consultavam gratuitamente. “Era uma pessoa muito querida. Como médico, atendia pessoas de todas as classes sociais, sem pensar se seria pago ou não”, afirmou o amigo, advogado e jornalista Jorge Taleb.
Como político, manteve-se fiel ao que acreditava. “Foi um homem coerente, que não fugiu às propostas de campanha”, afirmou o sobrinho Alberto Rassi Júnior, que também exerce a Medicina. “É uma pessoa que deu grande contribuição para Goiânia”, afirmou o primo em terceiro grau e secretário municipal de Saúde, Paulo Rassi. Apesar do grau de parentesco distante, os dois eram bastante próximos, a ponto de se aconselharem – haja visto que Fued já ocupou cargos públicos importantes ao longo da vida. Paulo lembra que há poucos dias recebeu ligação do primo, que pediu opinião sobre o remédio que tomava para tratar doença.
A família Rassi é uma das mais tradicionais em Goiás no ramo da Medicina. O clã já soma mais de 120 médicos em diversas áreas. Um dos legados da família é o Hospital Geral de Goiânia, fundado na década de 50. Na edição de amanhã, o DM mostrará cobertura completa do enterro de Fued Rassi.