MEC propõe mudanças no curso de Jornalismo

 

MEC propõe mudanças no curso de Jornalismo (Diário da Manhã, 07/11/2008)

Ministro da Educação, Fernando Haddad (foto) quer mexer na estrutura dos cursos de Jornalismo para permitir que outros profissionais com diploma de nível superior em outras áreas possam fazer o curso em dois anos – metade da duração atual. Uma comissão para estudar mudanças nas diretrizes curriculares do curso deve ser formada nos próximos dias.

De acordo com ministro, idéia é permitir que, por exemplo, economista formado possa fazer apenas as disciplinas de um “núcleo duro” dos cursos de Jornalismo, para poder obter o diploma. Enfatizou que a idéia de mexer nas diretrizes curriculares independe da discussão sobre a obrigatoriedade do diploma para jornalistas e que a preocupação é a qualidade da formação profissional. Diz que em países onde não há obrigatoriedade de diplomas, há boas escolas de Jornalismo.

Para o professor de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás João Carvalho de Brito Neto a idéia é inoportuna. “Não vejo motivação acadêmica nem científica para elaborar nova grade curricular”, diz, ressaltando que essa mudança vai mexer na organização do curso e desorganizar a categoria. “Isso é uma bobagem.”