Opinião do Leitor

 

Opinião do Leitor (Diário da Manhã, 09/11/2008)

Da Redação

Comentários sobre artigos

Escolha certa
Excelente tema que
André Marques escolheu para abordar no artigo “Senso comum e o raciocínio do juiz”, sendo de sumo interesse social, político
e jurídico.
(Senso comum e o raciocínio do juiz, Opinião- 07/11/08)
Alex Silva, via DM Online

Musa das crônicas
Obrigado, Lêda Selma, por me fazer começar o sábado dando gargalhadas. Essa sua "nortense" é fabulosa e não tem papas na língua, devia até dar umas lições de franqueza para os nossos políticos e governantes. Gostei de ver sua foto na chamada de capa, você merece, porque é a "musa" da crônica em Goiás e o carro-chefe dos cronistas do DM.
(De mal, em mal, mal-entendidos..., Opinião- 08/11/08)
Jácomo Cisneyro, via DM Online

Terra morta
O artigo do Adriano César Curado “Fonte da vida” leva a gente a refletir na fonte da vida, que é a água. Espero que sejamos capazes de alterar o prumo do futuro e trazer de volta a harmonia da natureza. Quando eu jogo uma garrafa de plástico no lixo ou uma bateria de celular em lugar inadequado, contribuo um pouco mais para que a desgraça do planeta se intensifique. É só lembrarmos que todos tinham a mania de jogar lixo pelas janelas dos carros. Agora colhemos o que plantamos. A situação é alarmante e terrível. A continuar nesse ritmo, a devastação do cerrado, com a destruição das veredas e aterramento dos rios pela extração de areia e cascalho, em breve habitaremos uma terra árida e morta.
(Fonte da vida, Opinião- 07/11/08)
Ana Paula Veiga, via e-mail

Turismo ecológico
Ao ler os artigos sobre meio ambiente urbano, do articulista Osmar Pires, eu tenho certeza que encontramos um forte parceiro para o Sindicato de Guias de Turismo. Temos procurado incansavelmente orientações para a categoria de Guias de Turismo do Estado de Goiás. É urgentíssimo que nossa categoria seja atualizada e que esteja preparada para receber turistas de outros Estados e outros países. Com certeza, estamos deixando a desejar. Como sabem, os turistas estão chegando à nossa bela cidade todos finais de semana e até todos os dias e o tema ecologia e arborização urbana não é explorado pelo nosso segmento. Temos urgência em nos capacitar, pois Goiânia ainda está fora do mapa brasileiro do turismo. Quando recebemos turistas de outros Estados e municípios, como estudantes de escolas que chegam para fazer trabalho de campo e conhecem Goiânia, os visitantes ficam deslumbrados com tantos parques, nascentes de água, arborização, ruas amplas etc. Diante dos depoimentos dos turistas de outros Estados e ao ler os riquíssimos artigos do professor Osmar Pires, nós acreditamos que o setor do turismo ecológico será melhor qualificado com informações para que nossa City Tour seja melhor preparada como destino capaz de encher de encanto os olhos de nossos visitantes.
Suely Assis, presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Estado de Goiás, via e-mail

Inteligência ímpar
Não deixo de ler os artigos do Jota Mape, que sem dúvida é de uma inteligência ímpar. Toda sexta-feira compro o jornal só para ler sua crônica. Continue assim, nos concedendo a honra de ler assuntos interessantes. Parabéns! (Será que essas meninas precisam, mesmo, disso tudo?, Opinião- 07/11/08)
Lyce Caiado, via DM Online

Torcidas do medo

Qual sua opinião sobre torcidas organizadas?

u Verdadeiro antro de jovens com cabeça de vento. Basta olhar o que eles deram de prejuízo para o Goiás. Simplesmente o jogo mais importante do campeonato que seria mostrado para todo o Brasil no Serra com mais de 40.000 pagantes, a final do compeonato (Goiás x São Paulo), não será realizado em Goiânia por culpa de torcedores irresponsáveis.
Edmundo Costa Álvares

u Torcidas organizadas somente geram medo em toda população. Maior parte das pessoas deixa de ir ao estádio por medo dessas torcidas “vandalizadas”.
Mário Marques

u Ultimamente as torcidas organizadas só dão desgosto. Perderam o sentido, que é unir e embelezar as torcidas, transformando-se na união de fanáticos com potencial para a violência.
Carmen Santiago

ENQUETE DO DIA - “30 bairros sofrem com o mau cheiro”

Há vários dias o mau cheiro tomou conta de Goiânia. No início apontaram a Unilever como a culpada, e foi multada por isso. Mas logo descobriram que o fedor também vem das proximidades da Friboi e das áreas de lançamento de esgoto nos rios. O fato é que Goiânia esta fedendo. O que pode ser feito para acabar com o mau cheiro em Goiânia?


As principais providências são em relação à limpeza da cidade. No bairro onde moro, quando chove os bueiros entopem e as ruas ficam inundadas. Com isso o cheiro fica insuportável.
Lucas Leão
de Moraes,
estudante

O que precisa ser feito é a conscientização da sociedade em relação à limpeza da cidade. As leis devem ser mais rígidas e a cidade tem que cobrar da prefeitura as devidas providências. A Unilever foi multada, mas será que vai pagar?
Domingos Soares,
gerente de vendas

A coleta de lixo deve ser feita com mais regularidade e a sociedade tem que fazer sua parte. Não podemos esquecer de cobrar os resultados
das autoridades.
Jesuíta Lima, bióloga

Política e Justiça

Avó escapa da prisão por não pagar pensão a netos
É um absurdo a Justiça caminhar pelo meio mais fácil e até simplório de se aplicar a lei. Como determinar que a avó arque com as despesas de netos que sequer conhece, com base apenas na alegação da falta de condições do pai irresponsável e na pretensão da mãe não menos irresponsável? Quando se juntaram os dois irresponsáveis e geraram os filhos, será que a futura avó foi consultada? É óbvio que não. Só se tornou parte da vida dos netos na hora de pagar a conta. Prestação de alimentos é encargo precípuo dos pais e sobre estes deve recair, não havendo que se admitir a subjetividade que comporta o art. 1698 do Código Civil, que determina: "Se o parente, que deve alimentos em primeito lugar, não estiver em condições de suportar totalmente os encargos, serão chamados a concorrer os de grau imediato;...". Ora, se os pais estão vivos e aptos ao trabalho, a eles compete manter seus filhos, não devendo sequer ser admitida o famoso jeitinho de se alegar "falta de condições" para passar a responsabilidade de quem coloca filhos no mundo nas costas dos avós e outros parentes. (Cidades- 08/11/08)
Alan Moreira, via DM Online

“Estranha-me o candidato derrotado à Reitoria da UEG Olacir Alves Araújo questionar a transparência e a lisura das eleições da Universidade... Ora, afirmar que alunos, professores e servidores votaram em um determinado nome porque foram pressionados é o mesmo que dizer que todos aqueles que ajudaram a eleger o Luiz Antônio Arantes não têm caráter...”
Emerson de Oliveira (Choro de derrotado, Opinião do Leitor- 08/11/08)

Eleições duvidosas
Ao contrário do que pensa o professor Emerson de Oliveira (professor concursado da UEG), não houve ampla maioria no apoio a Luiz Arantes, na verdade ele obteve a minoria dos votos, caso estes fossem contados de forma universal. Mas o elemento que comprova a tese do "voto de cabresto" imposto pelo atual grupo gestor da UEG é a derrota de Arantes no segmento que é livre, concursado e de fato vive a universidade, os estudantes. E ainda fiquei surpreso com o tanto de votos que o atual reitor obteve neste segmento. O que poderia ser explicado por pressões exercidas por alguns diretores, ou mesmo uns 130 data-shows distribuídos três dias antes do pleito. O fato é que Arantes venceu a eleição. Os comissionados (como ele), que são quase a totalidade (80%) dos servidores (professores e técnicos) em sua ampla maioria, o apoiaram, e ele, é claro, em suas prioridades e em momento algum cita o concurso público, até fez promessas de não realizá-lo e pior, estudar forma de efetivar pessoas sem tal processo. Com isso seria de uma inocência infantil acreditar que quem não é efetivo votaria em qualquer outro candidato que não esse, que defende essa barbárie jurídica e inconstitucional. Aí passa a valer a lei do "primeiro meu emprego". Eleições a parte, agora ficam com a palavra o Tribunal de Contas do Estado e o senhor Luiz Arantes, respondendo aquele imenso processo que apura um escandaloso esquema de improbidade administrativa. E quem sofre com isso? A instituição, que ocupa a quarta pior colocação, segundo o IGC-MEC, dentre todas as universidades estaduais do País. É isso aí UEG, "força que transforma Goiás"... em quê? Eu não me arrisco a dizer.
Evandro Maranhão, acadêmico de Engenharia Agrícola, via e-mail


“Fui surpeendida por outra pedra enquanto funcionários da prefeitura de Goiânia faziam a poda... e mais uma vez houve danos materiais. Fui reclamar com os funcionários e eles ainda me chamaram de mentirosa. Como cidadã estou decepcionada e me sentindo lesada”
Joyce de Abreu- 07/11/08

Comurg responde
Na carta “Funcionários da prefeitura causam prejuízo aos cidadãos”, a leitora Joyce Abreu reclama de objeto lançado em seu carro, quando era feita poda de grama na Marginal Botafogo. Lamentamos o fato e pedimos desculpas. Ela diz também que foi maltratada pelos funcionários. Vamos tomar as devidas providências.
O lançamento de objetos é inerente ao trabalho executado, mas estamos contactando o fabricante, no sentido de minimizar o problema. Quanto ao prejuízo causado, informamos que o ressarcimento se dará
com a abertura de processo, e para tanto basta ela se dirigir à Comurg, munida da devida documentação. Estamos trabalhando visando, sempre, o bem-estar
da população, buscando aprimorar nossos serviços, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida
para os goianienses.
João de Oliveira, assessoria de
Comunicação da Comurg

Inversão de valores
A inversão de valores chegou ao limite máximo no Brasil. O delegado Protógenes Queiroz, coordenador da Operação Satiagraha que mandou prender Daniel Dantas, não só admitiu ter sido afastado das investigações por expressa ordem superior como agora está tendo a sua vida devassada pela Polícia Federal, como se criminoso fosse. Enquanto isso, o maior corruptor brasileiro Daniel Dantas vê sua liberdade ser garantida por uma liminar vinda do Supremo Tribunal Federal. Definitivamente, o Estado brasileiro está podre!
Mara Montezuma Assaf, via e-mail

Fantasmas da Casa Branca
Uma vez lá dentro, criam-se vínculos com os fantasmas que habitam a Casa Branca.
Se o vestido não sujar, Obama terá um grande mandato, apesar da crise mundial.
O próximo passo será atender às expectativas que o resto do mundo está depositando nas costas desse novo "chefe".
Alexandro Lima, via e-mail

Esportes

Puxão de orelha
Obrigado ao esmeraldino Antônio França. Realmente nós atleticanos estamos muito satisfeitos com o feito do Dragão. Apenas queríamos que alguns torcedores do Goiás não envergonhassem este grande e maravilhoso clube goiano com estas desastradas atitudes nos estádios. (Torcida invejável, Opinião do Leitor- 08/11/08)
João Batista Fornazier, via DM Online
Bela cobertura
Gostei muito da cobertura que o DM vem dando à caminhada do Atlético nesta disputa. Parabenizo a equipe do Diário da Manhã pela bela cobertura. (Após acesso, Atlético busca o bi, Esportes- 08/11/08)
Washington Afonso, via DM Online
Livre de ideologias
O Diário da Manhã é o melhor no contexto das informações. Sem preconceitos, aborda todas as tendências política e religiosa de Goiás, do Brasil
e do mundo.
Ronaldo Castro, via DM Online