Oficinas e cultura na praça universitária
Oficinas e cultura na praça universitária (Jornal Hoje, 09/11/2008)
Wanessa Rodrigues
A lavradora Rita da Costa Serafim, 30, integrante da comunidade Kalunga, sempre teve vontade de aprender a fazer penteados afros. Sua intenção é, além de poder trançar ela mesma o cabelo das filhas, usar a técnica para garantir renda extra. Ontem, ela teve a oportunidade de participar de uma oficina de tranças e penteados afros durante o V Encontro Afro-goiano, que, pela primeira vez, é realizado em Goiânia, na Praça Universitária. Um dos objetivos do encontro, que termina hoje, é capacitar tecnicamente as comunidades afro descendentes de Goiás para que transformem a sua diversidade, arte e cultura em negócios sustentáveis. Além disso, o evento tem como foco debater a temática racial. A expectativa era da participação de mais de três mil pessoas entre visitantes e integrantes de caravanas das comunidades de afro-descendentes de Goiás.
O tema do encontro desse ano, que abre a semana de comemoração da consciência negar, é o “A inclusão pelo empreendedorismo étnico-cultural”. A programação conta com 39 capacitações gratuitas, entre minicursos, palestras e oficinas. O coordenador do encontro pelo Serviço de Apoio às Pequenas Empresas (Sebrae em Goiás), José Amorim de Oliveira Júnior, ressalta que a meta principal da entidade é firmar a economia da cultura pela perspectiva de geração de oportunidades. “A pessoa não vai sair do encontro um profissional. As atividades são para despertar esse interesse”, observa. Amorim esclarece que o evento tem objetivos distintos, mas que ao final se cruzam.
Maria Lúcia das Dores Ferreira, uma das oficineiras do evento e integrante da Comunidade Quilombola, do Jardim Cascata, em Aparecida de Goiânia, dá o exemplo de como as técnicas passadas durante o encontro podem ser utilizadas para, além de garantir renda extra, aumentar a auto-estima das mulheres. Ela conta que, após sofrer três pré-infartos, pensou que se tornaria uma pessoa inútil. “Mas eu estava errada e, hoje, estou minha primeira oficina e expondo meu trabalho na feira do encontro. Isso é um orgulho”, diz Maria Lúcia, que ontem ensinou dezenas de mulheres a bordar chinelos com pedras.
A coordenadora da oficina de tranças, Dailir Rodrigues da Silva, que também é coordenadora do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado, ressalta que as oficinas são também para elevar a auto-estima da mulher. “Essa conversa que a gente tem ao pé do ouvido quando está trançando é para dizer que elas são bonitas e que, além de donas de casa, são capazes de fazer outras atividades. Por isso, terminamos a oficina com a Roda dos Sonhos, onde cada participante conta qual o desejo e nós mostramos que ela pode realizar”, diz.
CAMINHADA
Ontem à noite, os afrodescendentes de Goiás realizaram uma caminhada para chamar atenção às riquezas e valores da raça negra. Foi a primeira Caminhada Afro, quando membros das comunidades afro-goianas existentes do Estado desfilaram suas belezas, tradições e manifestações culturais. Amanhã, os participantes do evento farão uma homenagem aos mestres Griôs, que, apesar de não serem alfabetizados, são conhecidos por sua sabedoria popular, cultural, religiosa e até medicinal. A Fundação Cultural Palmares, órgão ligado ao Ministério da Cultura, lhes deu o nome de mestres Griôs, como forma de referenciar e perpetuar o valor destas personalidades.
A temática da consciência negra e sua história também foram apresentadas em uma mostra de sete filmes e documentários, mais o acervo da Fundação Cultural Palmares. Os participantes puderam apreciar a Exposição "Lavras e Louvores, permanente dentro do Museu Antropológico da UFG, onde existem elementos e representações importantes da história dos negros no Brasil. O evento contou ainda com lançamentos do CD Congada Irmandade 13 de maio, do filme Caçada da Rainha de Cavalcante (GO), além de revistas, catálogos e livros. Foram realizadas também apresentações de danças típicas da cultura afro-goiana e de mais de 20 tradições musicais. Cerca de 45 entidades participam da realização do evento.