Para ver, assistir e aprender
Para ver, assistir e aprender (Diário da Manhã, 11/11/2008)
Da Redação
Teatro, cinema e exposições recheiam culturamente essa semana na Capital com a chegada da terceira etapa do Circuito Cultural Banco do Brasil Itinerante, de hoje até o próximo domingo. As atividades são realizadas nas dependências da Universidade Federal de Goiás e no Teatro Goiânia. Na programação, há cinco opções para o público: as exposições A História da Moeda e Foto em Pauta; oficinas de fotografia, com o fotojornalista Eugênio Sávio; monólogo teatral A Ordem do Mundo, com a atriz Drica Moraes; e a mostra de filmes de Woody Allen e Pedro Almodóvar.
Para entender a história do dinheiro no mundo, a exposição A História da Moeda entra em cartaz hoje e continua até o dia 16 de novembro no Hall da Faculdade de Direito da Universidade Federal, na Praça Universitária. A mostra traz a público objetos empregados em diferentes momentos históricos, como mediadores das relações comerciais, dispostos como evidências das várias fases do comércio e das finanças no mundo.
A exposição reúne moedas de períodos bem antigos, como dos tempos da Grécia Antiga, da República Romana, do Império Bizantino, da Índia, do Extremo Oriente, incluindo as primeiras cédulas e peças contemporâneas. O conteúdo da exposição integra a coleção numismática do Banco do Brasil, iniciada em 1936, com a compra de um raro conjunto de moedas e cédulas brasileiras.
Em 1955, após novas aquisições, o Banco do Brasil criou o Museu e Arquivo Histórico, conservado desde 1989 no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro. O lugar se transformou em referência entre estudiosos e colecionadores e reúne cerca de 38 mil peças. Para conferir, a entrada é franca e a visitação é das 10 às 20 horas.
cinema
Os amantes do cinema podem acompanhar a mostra Entre o Drama e a Comédia, com filmes dos figurões da sétima arte Woody Allen e Pedro Almodóvar. As exibições serão realizadas de hoje a domingo na Faculdade de Direito da UFG, com duas sessões diárias, às 19 e às 21 horas. A programação é composta de cinco filmes de Almodóvar e seis filmes de Allen, marcados pelas transições entre situações dramáticas e cômicas.
Almodóvar tem sua fase mais recente valorada com as exibições de Tudo Sobre Minha Mãe, Fale com Ela, Má Educação e Crimes e Pecados, todos dos anos 2000. Também foi incluído Ata-me, filme dos anos 1980, com Antonio Banderas como protagonista. Conhecido pelas tramas cheias de surpresas e reviravoltas, Almodóvar não economiza em imaginação nas histórias, com personagens incomuns colocados em situações inusitadas e em ambientes caracterizados pelo contraste entre cores fortes.
Os filmes de Woody Allen percorrem as décadas de 1970, 1980 e 1990, quando o diretor já estava consagrado na comédia americana, com alto investimento na palavra e no corpo como principais estratégias de fazer graça com tudo. Pertencem a esse período de sua carreira comédias como Tudo o que Você Queria Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão. Os dramas escolhidos são A Outra e Crimes e Pecados.
Em alguns de seus filmes, Allen apenas dirige. Em outros, coloca o ritmo acelerado e seu corpo franzino a serviço do riso. A soma dos filmes do diretor vai de um extremo a outro; de obras mergulhadas em questões densas e abstratas até histórias compromissadas com as piadas.
imagem
Amanhã às 20 horas, tem início a exposição fotográfica Foto em Pauta, com imagens do fotojornalista Eugênio Sávio. Nos dias 13 e 14, a visitação ocorre das 18 às 21 horas e no sábado (15) das 15 às 18 horas. O projeto Foto em Pauta realiza oficinas práticas e teóricas de fotografia. As aulas estão programadas entre os dias 12 e 15, na Faculdade de Direito da UFG. O evento tem início com uma palestra aberta ao público sobre a fotografia brasileira contemporânea, dia 12 de novembro, às 20 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Direito.
Nos dias 13 e 14, das 18 às 21 horas, e no dia 15, das 15 às 18 horas, serão realizadas oficinas com noções históricas da fotografia, aulas sobre funcionamento da câmera e atividades práticas. As melhores fotos selecionadas na oficina serão publicadas no site www.fotoempauta.com.br. O curso possui nove horas de duração e é aberto a maiores de 16 anos. Os inscritos devem levar para as aulas uma câmera digital de qualquer tipo e marca. O número de vagas é limitado. As inscrições são realizadas no site do projeto (www.fotoempauta.com.br).
palco
Sábado e domingo, o CCBB recebe a apresentação teatral A Ordem do Mundo, monólogo com Drica Moraes, no palco do Teatro Goiânia. O texto é de Patrícia Melo e a direção de Aderbal Freire. As entradas custam R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia).
A Ordem do Mundo é uma comédia dramática centrada em questões cotidianas femininas. Drica Moraes, em seu primeiro monólogo na carreira, interpreta Helena, uma mulher contemporânea, culta e inteligente que, para organizar o mundo, lê e classifica todas as notícias de jornais. Os traços de sua personalidade modelam a interpretação dos acontecimentos. Com ares pessimistas, a personagem vê o mundo com humor corrosivo e sarcástico. A relação com a vida pessoal é tão metódica quanto a atividade com informações jornalísticas.
Por meio da percepção de Helena, questões morais, reflexões sobre violência, projeções de falta de perspectiva e questionamentos sobre a indústria do consumo são abordados pelo texto de Patrícia Melo.
O cenário mistura elementos antigos, novos e futuristas. O local de trabalho da personagem é misterioso, com atmosfera de repartição pública. Observada o tempo todo por câmeras que reproduzem os seus movimentos por monitores de televisão, a personagem trabalha entre pilhas e pilhas de jornais espalhados pelo local.