Professora da UCG morre após acidente de carro
Professora da UCG morre após acidente de carro (Diário da Manhã, 16/11/2008)
Da Redação
Será sepultado às 9 horas de hoje, no Cemitério Parque Memorial, o corpo da professora Laís Aparecida Machado, 64. Ela sofreu acidente de carro no dia 27 de julho em estrada próximo a Araguari. Na ocasião morreram a mãe Oda Carvalho Machado e o irmão Heli Carvalho Machado. Laís foi socorrida e transferida para Goiânia, onde passou por seis cirurgias. A professora não resistiu e morreu na manhã de ontem. Ela não era casada e não deixa filhos, apenas três irmãos e oito sobrinhos.
Mineira de São Francisco de Sales, Laís lecionava na Universidade Católica de Goiás (UCG). Foi uma das pioneiras na pesquisa da história goiana e na sistematização das informações relacionadas ao tema. Foi uma das responsáveis pela inserção da disciplina “História de Goiás” na grade curricular da 5ª a 8ª séries das escolas estaduais e municipais. Ela receberia título honorífico de Cidadã Goiana das mãos da deputada Mara Naves no dia 6 de dezembro, mas a data foi adiada pelo estado de saúde da professora.
Ela se mudou para Goiânia em 1968, aos 24 anos. Prestou vestibular na Universidade Federal de Goiás (UFG) e tirou o primeiro lugar para o curso de História. Graduou-se em 1971 e no ano seguinte foi selecionada para o primeiro mestrado em História da UFG.