Vestibular da UFG acontece domingo

Vestibular da UFG acontece domingo (Diário da Manhã, 19/11/2008)

Pedro Palazzo Luccas

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza no domingo (23) o vestibular 2009 - primeiro semestre. Os 31.458 inscritos - três mil a mais que no ano passado - poderão acessar a partir de amanhã os locais de prova no endereço eletrônico do processo seletivo. www.vestibular.ufg.br. São 5.174 nos campi de Goiânia, Catalão, Jataí e Goiás em disputa. Para se dar bem na prova, calma é fundamental.

A cinco dias da primeira fase da avaliação, concorrentes se preparam como podem para as provas. Há quem prefira relaxar na reta final. Outros estudantes mantêm ritmo de estudo até a véspera dos testes. Polyane Galé Silva, 17, tenta vaga para o curso de Farmácia e é adepta da rotina de estudos nos três períodos do dia.

Concluinte do ensino médio, Polyane divide o tempo entre livros, provas e simulados com os preparativos para formatura no Colégio Militar Hugo de Carvalho Ramos. O vestibular, no entanto, ocupa a maioria das horas da jovem. Sobraram apenas dez minutos, nos dias de semana, para ver o namorado. “É só para ver se está tudo bem.”

Durante a manhã freqüenta as aulas regulares. Almoça, se banha e descansa um pouco. Às 14 horas retoma os estudos, em casa, e resolve exercícios de provas anteriores. Para as 17 horas, se arruma para ir ao cursinho específico de exatas, à noite. Tem dificuldade com as matérias da área, principalmente Física e Matemárica.

“Química eu tenho que gostar, né?”, comenta, em meio a risos. A disciplina é base do curso que ela pretende estudar na UFG e necessita de fórmulas físicas e matemáticas na solução de problemas. Polyane acredita que o esforço extra vai ajudar no domingo. Além do cursinho no período noturno, ainda pagou, no primeiro semestre, R$ 100 para ter aulas específicas de exatas no primeiro semestre do ano.

medo
A proximidade do vestibular deixa os concorrentes tensos. Horas de sono e unhas se perdem por receio de não conseguir êxito na prova. “Morro de medo de chegar na hora (da prova) e não conseguir”, afirma Polyane Galé Silva, 17. Especialistas afirmam que, nesta hora, é importante não abandonar as atividades de lazer e buscar o máximo de informação sobre a realização do exame.

Polyane vai participar de duas atividades do cursinho preparatório para ter mais informação sobre as provas e manter a calma. Amanhã os alunos receberão dicas. Na sexta-feira o curso promove um evento chamado “desestressa”, com objetivo óbvio.