Vestibulandos de olho no trânsito e no relógio

Vestibulandos de olho no trânsito e no relógio (O Popular, 23/11/2008)

Malu Longo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) recebe hoje 31.460 candidatos na primeira etapa do seu vestibular 2009. A prova, de 90 questões, comum a todos os inscritos, será aplicada em l8 lugares, espalhados por Goiânia, Jataí, Catalão e cidade de Goiás. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas. Após este horário, nenhum candidato terá acesso ao local de prova. Para saber onde fará prova, o candidato deve visitar a página do Centro de Seleção da UFG (www.vestibular.ufg.br).

Preocupada com o tráfego próximo aos locais de prova, a Comissão de Seleção da UFG fez uma reunião com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Polícia Militar (PM) e Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). “Estamos trabalhando em conjunto”, disse Luciana Freire, presidente da Comissão de Seleção da UFG.

Os mais de 6 mil candidatos que farão prova nas unidades da Universidade Paulista (Unip) e Faculdade Sul-Americana (Fasam), às margens da BR-153, no perímetro urbano de Goiânia, poderão estacionar seus veículos nos pátios das instituições, sem nenhum custo. Luciana Freire explica que os pais que forem deixar seus filhos também poderão entrar no estacionamento até o fechamento dos portões. Entretanto, após às 13 horas e durante todo o período de prova, será proibida a permanência no local.

A Polícia Rodoviária Federal, que estará com 25 pessoas e sete veículos monitorando o trânsito nas imediações da Unip e da Fasam, já avisou que não vai permitir que os condutores estacionem nos canteiros centrais e nas vias laterais. “Nós estamos fazendo a nossa parte, porém pais e vestibulandos têm de fazer a parte deles, que é não estacionar em locais proibidos ou em filas duplas”, ressalta a presidente da Comissão de Seleção da UFG.

Historicamente, em dias de provas de vestibulares ou de concursos públicos, o local costuma receber um grande número de veículos e os condutores tornam-se alvo da fiscalização da PRF, além de estarem expostos a risco de acidentes.

Pedestres
Como a BR-153, nas proximidades da Unip e da Fasam está em obras para a construção de uma trincheira com passagem para pedestres, a SMT vai trabalhar em conjunto com a PRF. “Ali, as ruas laterais são da competência do município”, explica Dionísio Ferreira, supervisor de Trânsito da SMT, que também programou equipes para controlar o tráfego no início e encerramento da prova nos câmpus 1 e 2 da UFG, Praça Universitária, Faculdade Anhanguera, na Vila Canaã, Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no Setor Sul, e na Universidade Católica de Goiás, no Jardim Goiás.

Já a CMTC, conforme Luciana Freire, vai reforçar o transporte coletivo para todos os locais de provas, a partir da listagem com o número de candidatos por prédios entregue pela Comissão de Seleção.