Piora desempenho geral dos goianos no Enem
Piora desempenho geral dos goianos no Enem (Jornal Hoje, 22/11/2008)
Liana Aguiar
O desempenho geral dos estudantes goianos caiu, segundo avaliou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujos resultados foram divulgados na quinta-feira. Na média entre a redação e a prova objetiva, os alunos de Goiás tiveram uma nota de 49,65, desempenho inferior ao ano passado, 53,40. Apesar de ter aumentado a média da redação, 58,87, a nota geral da prova objetiva foi 40,44, o que deixou Goiás em nono lugar no ranking dos Estados, ainda assim abaixo da média nacional, 41,69.
Mais de 4 milhões de brasileiros se inscreveram no Enem, 124.035 alunos de Goiás. O desempenho na parte objetiva dos alunos concluintes do ensino médio, por dependência administrativa da escola, mostra disparidades. No Estado, as escolas particulares tiveram melhor nota geral nas provas aplicadas em agosto. As públicas tiveram uma média de 35,97, enquanto as escolas privadas, 54,09.
Marcos Elias Moreira, superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, comenta que o resultado foi negativo no Brasil inteiro, onde a média geral na prova objetiva foi 41,69. Apesar disso, o professor comemora o fato de Goiás ter se consolidado na nona colocação, pois até 2006, ocupava o 12º lugar.
Os oito primeiros colocados, todos do Sul e Sudeste e Distrito Federal, ficaram com nota acima da média nacional. “Temos problemas não só aqui em Goiás. Precisamos aprimorar nosso processo de ensino-aprendizagem”, admite o superintendente.
Marcos Elias comenta que é importante considerar a trajetória desses estudantes. “Esta geração que está ingressando no ensino médio vem de pais que não tiveram o mesmo acesso.” O professor comenta também como problema a distância entre o que se ensina e as necessidades socioculturais do aluno. Para ele, aquilo que é ensinado precisa ter uma interlocução com o que o estudante vivencia. Do contrário, o professor só repassa e o aluno decora a informação, mas não constrói conhecimento.
Redação
A média geral da prova de redação subiu em Goiás em relação a 2007. Entre os concluintes do ensino médio, a nota foi 57,94 e entre os egressos chegou a 60,03. Para a professora de Redação do Colégio Olho Vivo, Anília de Andrade, há motivo para comemorar porque este era o maior problema do desempenho dos alunos no Enem. O baixo desempenho na redação ela associa à falta de leitura.
Anília observa que os professores abriram mais a mente dos alunos para importância de discutir temas atuais, como a Floresta Amazônica, tema do Enem deste ano. Para o vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG), ela recomendou aos alunos ficarem atentos à bolsa de valores. Anília comenta que os professores devem orientar os estudantes a ficaram atentos aos noticiários. A melhor dica é ler e discutir o assunto, para ouvir outras interpretações.
SAIBA MAIS
Média geral da prova objetiva no Enem 2008
Média nacional: 41,69
1º) Rio Grande do Sul: 45,06
2º) São Paulo: 44,86
3º) Santa Catarina: 44,19
4º) Rio de Janeiro: 44,05
5º) Minas Gerais: 43,84
6º) Espírito Santo: 43,76
7º) Distrito Federal: 43,61
8º) Paraná: 43,50
9º) Goiás: 40,44
27º) Amazonas: 34,56
Fonte: Inep/MEC 2008