Músicos unidos pela fé
Músicos unidos pela fé (Diário da Manhã, 22/11/2008)
Lídia Amorim
Da Editoria do DMRevista
Louvor, adoração e muito amor. Tudo isso e mais o fato de se tratar de um modelo exemplar de união familiar. A história do casal Débora e Thales Foizer bem que podia ter saído de um conto infantil: ...“e foram felizes para sempre”. Mas é tudo real.
Os dois, que se conhecem desde os 12 anos e completam, em dezembro, 17 anos de casados, acabam de lançar o CD Vale a Pena, Pai, o primeiro trabalho do casal à frente do Ministério (ou banda) Carta Viva. O casal de músicos e pastores da igreja Sara Nossa Terra vem mostrar, com o trabalho, que quem ainda tem preconceito com música cristã, está por fora. Grupos do gênero pipocam pelo País com produção de altíssima qualidade. Rock, sertanejo, pop, rap e até ritmos dançantes como axé e batidas de funk ganham letras que buscam louvar a Deus.
A canção faixa-título do álbum, composta por Débora, fala da necessidade de estar junto a Deus e garante que tudo o que se faz em nome desse ideal vale a pena. A intenção é tocar os corações por meio da música, fazer com que as notas musicais e os ritmos sejam uma maneira alegre e ao mesmo tempo cheia de emoção de entrar em contato com a santidade. “Queremos levar, por meio da música, boa notícia para as pessoas”, explica Débora Foizer.
São 13 músicas e mais uma faixa de oração, em formato de leitura de salmo. O álbum foi produzido em Belo Horizonte pelo produtor Rubem di Souza, conhecido por trabalhos com nomes de peso da música brasileira, como a banda mineira Skank. A masterização foi realizada em Goiânia e São Paulo.
Como não podia faltar, uma música composta pelo casal, a faixa Faz-nos Um, vem como uma oração pela união da família: os dois filhos do casal, Timóteo e Estevão inclusive têm participação especial. É, sem dúvida, uma família cristã e musical. Timóteo tem 13 anos e é o guitarrista da Carta Viva. O mais novo, Estevão, tem 10 anos, toca teclado e prepara-se para seguir os passos do irmão e fazer parte do grupo em breve.
As composições falam de experiências vividas pelo casal. “Aquilo que temos vivido, transformamos em música”, considera Thales. Todas as canções são de composição própria: além da que o casal compôs junto, há oito de Débora e quatro de Thales.
A mais marcante para Débora é a faixa três, em que pede perdão para Deus pela maneira com que, às vezes, olha-se o outro, sem amor, sem compaixão. “Fiz essa música em um dia em que eu estava muito nervosa em casa, e eu gritei com meu filho mais novo. Então, eu senti o Espírito Santo falando comigo: ‘como você vai me expressar para o seu filho falando dessa forma?’ Foi quando comecei a orar pedindo mudança: ‘Faz do Teu falar o meu olhar, faz do Teu falar o meu falar’”, relata. Para Thales, uma das mais significativas é Amor de Deus, que relata um momento de dificuldade que o cantor viveu.
O casal vê a música como algo que vai muito além da diversão ou trabalho. É uma maneira de comungar com o Criador. É a própria essência da vida dos dois, que os pais deixaram como herança. Débora é formada em Música com habilitação em Canto pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Thales estudou no conservatório da UFG e tocou trompa por cinco anos na Orquestra Sinfônica de Goiás. Já participaram dos álbuns Ao Cordeiro e Fogo que Arde. Débora também cantou para crianças em participação especial no álbum Geração Criança.
O CD está disponível em lojas especializadas em artigos evangélicos e pela Internet no site www.cartaviva.com.br. O objetivo do casal é arrecadar fundos para os trabalhos sociais que costumam realizar, como doações de alimentos e assistência médica e odontológica gratuita.
Vale a Pena, Pai! - Débora e Thales Foizer
Gravação independente
Quanto: R$ 15
Onde comprar: em lojas de artigos evangélicos ou pelo site www.cartaviva.com.br
Fone: (62) 9242-1500