Física dificulta vestibular da UFG
Física dificulta vestibular da UFG (Diário da Manhã, 24/11/2008)
Alfredo Mergulhão
da editoria de Cidades
Questões de Física foram consideradas as mais difíceis pelos candidatos que concorreram na primeira fase do vestibular 2009, 1º semestre da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizada na tarde de ontem. Dos 90 exercícios que compunham a prova, os dez da disciplina trouxeram mais dificuldades para serem resolvidos pelos inscritos no processo seletivo.
Às 17h30, os portões dos locais de prova foram abertos. Um dos primeiros estudantes a sair da Faculdade de Educação da UFG foi Ivan Sanches, 18, que disputa vaga na instituição para o curso de Engenharia Ambiental, uma das novidades desse processo seletivo. “Os exercícios de Física foram os mais complicados. Pelo menos as questões foram apresentadas junto com conceitos de outras disciplinas, como Biologia e Matemática, o que facilitou para responder”, afirmou o candidato. Aluno de escola particular, concorre pelo sistema universal de avaliação.
Karoline Teixeira, 16, é concorrente de Sanches. Ontem, ela prestou vestibular da UFG pela primeira vez e gostou da prova.
“Interdisciplinaridade ajuda quem sabe o conteúdo. Acho que saí bem e estou confiante em passar para segunda etapa”, comemorou a jovem. Ela se preparou durante todo ano em escola pública e participa do processo seletivo pelo sistema de cotas. Na primeira fase, 20% das vagas são reservadas para estudantes da rede pública, negros e indígenas.
Natany Kallita, 18, prestou vestibular pela terceira vez na Federal de Goiás.
Na primeira tentativa chegou a ser aprovada para Matemática, mas abandonou o curso. Dessa vez concorre para Engenharia de Software, modalidade nova, criada este ano. “A prova melhorou em relação ao ano passado. Os professores que formularam as questões souberam intercalar os conteúdos. Não teve exercícios com opções de resposta ambíguas ou que deixavam dúvidas”, disse.
Os estudantes elogiaram a interdisciplinaridade das questões. Desde o processo seletivo do ano passado a instituição adota modelo avaliativo que procura dialogar conteúdos. Uma dessas questões estava na prova de Geografia. O enunciado era acompanhado de reprodução da obra Guernica do pintor espanhol Pablo Picasso, sem mencioná-lo, e cobrava do candidato saber localizar o momento histórico retratado no painel.
“Favoreceu quem gosta de ler e não fica preso somente às matérias”, avalia Jéssica Oliveira Nunes Ferreira, 17, candidata a vaga no curso de Odontologia da UFG. Ela concorre pela reserva de vagas a estudantes oriundos de escolas públicas e também considerou Física a prova mais difícil.
O candidato Robson Almeida Vilela, 17, reclamou do tamanho da prova. “Os textos grandes nos enunciados foram cansativos”, considerou o estudante. Ele veio de Anápolis com os pais para participar do processo seletivo.
Provas de Geografia, História, Biologia e Língua Portuguesa foram consideradas fáceis pelos candidatos. “As questões continham atualidades e eram de simples compreensão”, disse Gabriela Teodoro, 18, candidata ao curso de Psicologia. A vestibulanda teve dificuldades na prova de Física, em exercício que também cobrava conhecimentos matemáticos. O enunciado trazia o caso do sumiço da vara da saltadora Fabiana Murer, nas Olimpíadas de Pequim, e cobrava cálculo sobre a flexibilidade do objeto.
Esse tipo de exercício é uma tendência da universidade e será repetido nos próximos vestibulares. Segundo a presidente do Centro de Seleção da UFG, Luciana Freire, o vestibular tem buscado se aproximar da realidade do ensino médio e influenciá-lo positivamente, uma vez que os colégios e cursinhos oferecem conteúdos conforme o que é cobrado nas provas.
Na noite de ontem o gabarito das provas foi divulgado. Após às 19 horas, a página da universidade na internet estava congestionada devido ao grande número de acessos. As polícias Militar e Federal, responsáveis pelo esquema de segurança do processo seletivo, fizeram avaliação positiva da primeira etapa do vestibular. Nenhum incidente grave aconteceu durante a aplicação das provas.
O resultado da primeira fase será divulgado no dia 2 de dezembro, no site do Centro de Seleção da Universidade (www.ufg.br/vestibular). A partir do dia 11 de dezembro o candidato pode consultar os locais de prova da segunda etapa, que será realizada nos dias 14 e 15 de dezembro. O resultado final do vestibular e a lista com a primeira chamada serão divulgados no dia 10 de fevereiro de 2009 pela Rádio Universitária e site da UFG.