Nilo Alves na terra dos solos
Nilo Alves na terra dos solos (Diário da Manhã, 02/12/2008)
Fred Alves
Fred Alves, de Palmas
O cantor e compositor tocantinense Nilo Alves começa as gravações do CD Terra dos Solos esta semana em Goiânia. A direção musical é do baterista Moka e os arranjos do baixista Bororó. Com repertório bem definido, o artista acredita que o toque abrilhantador serão as músicas Caçador de Mim, cedida pela EMI Music Publishing Brazil, conhecida na voz de Milton Nascimento, e a canção Poema, do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto, liberada pela Agência RIFF. Outras novidades no repertório serão canções de Lucas Faria e Juraíldes da Cruz, como Aragem, que vem trotando nas cordas vocais de Nilo há mais de duas décadas, Tainarakan, de Wanda D’Almeida e Adalto Bento Leal, e a cantiga O Pequi, também de Adalto.
Nilo revela que, para incrementar o repertório, tomou emprestado a música Telhados do compositor de Itapaci (GO) Osimar de Holanda. “Essa deve ser uma das músicas mais requisitadas pelo público, porque tem uma mensagem muito positiva para aqueles que sofrem da solidão devorante”, diz.
O compositor tocantinense explica que o trabalho também reúne músicas calcadas nas baladas e até mesmo Blues da Solidão, que é uma composição do “poeta rebelde” Antônio Rezende e música de Nilo Alves. O artista ressalta querer explorar a música popular brasileira de raiz com arranjos modernos. “Vou gravar nada mais nada menos, com grandes músicos que ajudaram a consolidar a história da música popular brasileira aqui no Brasil e em outros países, como Bororó, que tocou com Gal Costa, Chico Buarque, Edu Lobo, Milton Nascimento e Caetano Veloso”, afirma com entusiasmo.
participações especiais
O CD Terra dos Solos terá a participação do guitarrista e violonista argentino Ney Quinoneiro e de Willian Cândido, que participa das gravações dando tempero com brasilidade ao som do seu piano de calda. Músicos da Orquestra Sinfônica de Goiânia também participam da gravação, como o trompetista Manasses e o violoncelista Nilson Magalhães, que participou do show de lançamento do álbum Solos da Terra, de Nilo Alves, em 2006, em Palmas. A gravação conta ainda com a participação de Andréa Teixeira, flautista e professora de música da Universidade Federal de Goiás.
Sem esconder a satisfação, Nilo Alves lembra que Josué Santos e Carlos Venâncio, maestros de renome nacional, participam diretamente da preparação do CD. “Sinto-me honrado em gravar o CD dos meus sonhos, e muito mais em trabalhar com os melhores músicos, tendo, principalmente, o carinho e a força de nomes da música goiana que estão torcendo para que tudo dê certo”, detalha bastante emocionado.
A capa e o encarte do disco já estão definidos. A produção fotográfica foi entregue ao experiente Márcio de Pietro, fotógrafo que já expôs em várias partes do País. O artista plástico Paulo Estevão colaborou com o quadro que ilustrará o encarte.
Prêmio
A gravação do CD foi possível depois que Nilo Alves foi classificado em primeiro lugar no concurso do 3º edital da Prefeitura de Palmas, neste ano, deixando dezenas de concorrentes que pleiteavam o patrocínio para a gravação de um CD. O lançamento do CD está previsto para abril de 2009, tendo como palco o Teatro Fernanda Montenegro.
Nilo Alves faz parte de um time de músicos que fez história em meados da década de 80 em Goiás e no antigo Norte goiano, hoje Tocantins. Em 1988, Nilo lançou a sua primeira obra Poema cartaz - A Arca Incendiada, em parceria com o jornalista Tadeu Porto, com o apoio da Universidade Católica de Goiás. Em 1989, fez a turnê Andança, quando se apresentou em 30 universidades brasileiras em 20 capitais. Em 2006, por três vezes consecutivas, Nilo se apresentou no programa Frutos da Terra. De 2006 a 2008, ele realizou o projeto A Música vai à Escola. Seu trabalho pode ser conhecido também pela internet, no site www.niloalves.com.br.