Biografias (Diário da Manhã, 01/12/2008)

Biografias (Diário da Manhã, 01/12/2008)

Joaquim Carvalho Ferreira

Nasceu na cidade de Goiás, no dia 5 de outubro de 1902, filho de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo e de Virgínia Carvalho Ferreira, e faleceu no dia 4 de março de 1970, em Goiânia.

Era filho do educador e conhecido professor Ferreira, que dedicou sua vida ao ensino goiano e publicou a obra de pesquisa Anuário Histórico, Geográfico e Descritivo do Estado de Goiás.

Iniciou seus estudos na antiga capital do Estado e foi aluno da Mestra Nhola (Pacífica Jovelina de Castro). Cursou o secundário no Lyceu de Goyaz e Direito na Academia de Direito de Goiás.

Como jornalista, trabalhou em O Popular, de Goiânia, e A razão, na cidade de Goiás. Colaborador de A Folha de Goyaz, O Social, em Goiânia e outros jornais da época.

Foi diretor do Correio Oficial do Estado; professor de História na Escola Normal, em Goiás; professor catedrático de História do Brasil, no Lyceu de Goyaz; professor catedrático de Direito Administrativo da Universidade Federal de Goiás e da Universidade Católica de Goiás; diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, chegando ao cargo de vice-reitor e reitor da mesma; secretário de Polícia do Estado; diretor do Departamento Estadual de Cultura da Secretaria da Educação e Cultura do Estado de Goiás e membro do Conselho Estadual de Educação.

Foi o candidato mais votado e escolhido para presidente do Conselho Municipal da Cidade de Goiás, cargo que exerceu de 1927 a 1930.

Em 1964, o interventor federal do Estado de Goiás, cel. Meira Matos, o convidou para ocupar a Secretaria da Educação e Cultura do Estado, tendo declinado do convite.

Publicou Os Bispos de Goiás e História Militar de Goiás. Em 1980, pela Universidade Federal de Goiás, em edição póstuma, veio a lume Presidentes e Governadores de Goiás.

Fundador da Cadeira Número 17 na AGL

***

Lygia de Moura Rassi

Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 1933, filha de Pedro Moura e de Maria de Abreu Moura, e faleceu em Goiânia no dia 25 de maio de 2005.

Fez seus estudos primário e ginasial no Colégio Santo Amaro e colegial no Colégio São Paulo, no Rio de Janeiro. O curso de piano, na Escola Nacional de Música, e licenciatura plena em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás.

Pertenceu à União Brasileira de Escritores de Goiás e à Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás, onde foi presidente. Membro do Conselho Estadual de Cultura, da Academia Nacional de Música e da Academia Petropolitana de Letras.

Casou-se em 1953 com o médico Luiz Rassi, desde então, residentes em Goiânia.

Teve diversas premiações literárias não só em Goiás, como em outros Estados. Recebeu Menção Honrosa nos concursos José Décio Filho, em 1983, e da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, nos anos de 1984 e 1985.

Obras publicadas: A prosódia, suas Conotações Histórico-didáticas, 1978; Vozes do Tempo, 1983; Encontros em Cantos, 1985; Revertere, 1987; Momentos Plurais, 1990; Conheça sua Cidade, 1999; Flor Poesia, 1999; Dos Cedros à Palmeira, 2000; Re-Cantos, (edição bilíngüe), 2001; Veios da Paixão, 2002; Silencios de Viento y mar (bilíngüe), em parceria com Lêda Selma, 2003.

3º ocupante da Cadeira Número 16 na AGL

***

José Fernandes

Nasceu em Alto Rio Doce, Minas Gerais, no dia 18 de março de 1946, filho de João Martins Ramos e Efigênia Ramos de Almeida.

Fez seus estudos iniciais em sua terra natal e cursou o ginásio e o científico no Seminário Claret, na cidade paulista do Rio Claro, Filosofia, no Studium Theologicum, em Curitiba, e Letras, na Universidade Católica do Paraná. É mestre em Letras pela Universidade de Santa Catarina e doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Iniciou sua carreira como professor universitário lecionando Literatura Brasileira e Teoria da Literatura na Universidade Federal do Mato Grosso e professor titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Goiás, alcançando sua aposentadoria. É professor titular de Literatura e coordenador dos cursos de pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira, (Universo) de Goiânia.

Recebeu os prêmios Sílvio Romero, da Academia Brasileira de Letras e do Instituto Nacional do Livro, pela publicação do livro O Existencialismo na Ficção Brasileira.

Foi presidente da Academia Goiana de Letras, pertence à União Brasileira de Escritores de Goiás, à Associação Goiana de Imprensa, ao Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, à Associação Brasileira de Literatura Comparada e à American Portugueses Studies Association. Recentemente, recebeu o título honorífico de Cidadão Goiano. A Câmara Municipal de Goiânia lhe concedeu o título de cidadão goianiense.

Tem as seguintes obras publicadas: 1978, A Polifonia do Verso, em co-autoria com Orlando Antunes Batista; 1983, O Poeta da Linguagem; 1984, O Poeta do Pantanal; 1986, O Existencialismo na Ficção Brasileira; 1987, A Loucura da Palavra; 1992, Dimensões da Literatura Goiana; 1996, O Poema Visual; 1999, Técnicas de Estudos e Pesquisas; 1999, Assombramento; 2001, Cicatrizes para Afagos; 2005, O Selo do Poeta; em 2005, Água Mole.

Atual ocupante da Cadeira Número 21 na AGL