Reprovados cursos de Medicina
Reprovados cursos de Medicina (Diário da Manhã, 05/12/2008)
Quatro cursos de Medicina terão vagas reduzidas ou suspensas já a partir do próximo vestibular. As medidas, tomadas ontem pelo Ministério da Educação, atingem a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra, RS), Universidade de Marília (Unimar, SP) e dois campi da Universidade de Iguaçu (Unig, RJ), em Nova Iguaçu e Itaperuna, (RJ). Todas elas apresentaram sérios problemas na infra-estrutura para aulas práticas de Medicina, especialmente nos hospitais.
Entre os 103 cursos analisados, a Universidade Federal de Goiás (UFG) está entre os que obtiveram nota máxima nos dois indicadores: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). As outras federais são do Rio Grande do Sul, de Ciências e Saúde de Porto Alegre (RS), de Santa Maria, do Piauí e do Mato Grosso.
Dezessete cursos estão sob observação da comissão, formada em abril, para supervisionar aqueles que obtiveram conceitos 1 e 2, considerados baixos, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Entre elas estavam quatro universidades federais.
Nos cursos em que serão aplicadas as medidas preventivas, o principal problema identificado é a falta de espaço para prática do ensino. Segundo o ministro Fernando Haddad, as sanções foram aplicadas agora para evitar que alunos que seriam aprovados no vestibular fossem prejudicados.
Nos dois campos da Unig e na Unimar, o número de leitos dos hospitais destinado ao estágio dos alunos é insuficiente para o aprendizado. Na Ulbra, além disso, a comissão identificou falta de transparência no processo seletivo.
Cursos
Cancelados:
Redução de vagas: