Ro t e i r o (Diário da Manhã, 05/11/2008)

 

Ro t e i r o (Diário da Manhã, 05/11/2008)

Da Redação

Festival coloca dança em foco
A 9ª edição do Festival de Artes de Goiás prossegue hoje com muitas atrações. O foco desta noite estará nos palcos do auditório do Cefet, a partir das 21 horas, na apresentação da companhia paulista Caleidos Companhia de Dança, com direção de Isabel Marques. O espetáculo Coreológicas V traz uma mistura de dança contemporânea e ainda faz um convite ao público para apreciar os movimentos dos corpos, dançar, conhecer de perto o projeto e interagir.
O espetáculo Coreológicas propõe de forma artística o conhecimento dos elementos estruturais da linguagem da dança propostos por Rudolf Laban. Com estréia em 1996 (Coreológicas I) foi apresentado em vários Estados do Brasil e em cidades estrangeiras do Canadá, Finlândia e Portugal.
Cada espetáculo Coreológicas (a apresentação de hoje será a quinta edição) aborda diferentes temas de movimento de forma artística, lúdica e prazerosa para o público, com diversas idades e culturas corporais. Durante o espetáculo, o público é estimulado a participar da apresentação em dois momentos distintos: o de ver e apreciar, e o de dançar e interagir, integrando a atividade estética à educacional.

Histórico
A Caleidos Companhia de Dança foi fundada em 1996 por Isabel Marques, inicialmente como grupo de pesquisa na Unicamp. Em 1998, a companhia ampliou seus repertórios e passou a funcionar como companhia independente de dança. No ano de 2001, a companhia estabeleceu-se em sede própria na cidade de São Paulo e passou a desenvolver seus projetos cênicos em duas linhas principais: o projeto Coreológicas, que será visto hoje e compreende desenvolvimentos cênicos voltados para a dança e a educação, que recebeu o prêmio da Lei de Fomento (2ª edição/ 2007). A segunda linha de trabalho da companhia é o projeto Poema Cênico, que desde 2002 estuda as ligações entre a linguagem poética e a dança, visando às possíveis relações estruturais entre essas duas formas de arte.

Festival amplo
A noite de hoje também terá apresentações de dois grupos goianos de dança: da Quasar Jovem e da companhia de dança experimental ¿Por Quá?, formada por alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás e que também foi convidada a se apresentar na semana passada no Festival Goiânia em Cena. As apresentações acontecem a partir das 19 horas, antecendendo o Caleidos.
Em conjunto às apresentações do 9º Festival de Artes de Goiás, o Cefet Goiás realiza o 8º Seminário de Educação Estética, o 2º Encontro de Filosofia e o 1º Fórum de Professores de Arte da Rede Federal Tecnológica. “Os eventos paralelos, na verdade, fazem parte da proposta do festival de integrar três aspectos da arte: o pensar (debates em mesas-redondas e seminários), o fazer (oficinas) e o fluir (apreciar os espetáculos)”, afirma a professora Rita Mendonça, coordenadora do festival.
Dentro da programação do Seminário de Educação Estética, alunos de programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) vão apresentar trabalhos sobre o tema, em comunicações programadas para o período da tarde. Também das 14 às 18 horas, haverá comunicações de Filosofia.
O 9º Festival de Artes do Cefet Goiás é aberto ao público, assim como os demais eventos. O acesso é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia, com exceção das oficinas.