Alto desempenho dos melhores
Alto desempenho dos melhores (Diário da Manhã, 07/12/2008)
Ivair Lima
Da editoria de Cidades
O Colégio Planeta inscreveu 850 alunos no último vestibular da Universidade Federal de Goiás. Aprovou 682. O desempenho, que o diretor Ruy Carlos de Sousa classifica como “fantástico”, levou estudantes preparados pelo Planeta aos cursos mais disputados. O colégio aprovou 23 vestibulandos para Medicina, 53, para Direito, e 81, para Engenharia.
O coordenador pedagógico do Planeta, Regis Guimarães, explica que o colégio investe alto no aproveitamento acadêmico e na preparação psicológica dos estudantes. “Nosso primeiro diferencial é a localização.
Somos o primeiro colégio de Goiás a funcionar em um shopping e primeiro do Brasil em um terminal rodoviário. Aqui professores e pais têm toda a segurança e praticidade.”
Outro ponto forte do colégio, na avaliação de Regis Guimarães, é a integração entre alunos, pais e comunidade. “Durante os dois primeiros anos, desenvolvemos muitas atividades sociombientais e preparamos o aluno para ampliar sua visão de mundo. No terceiro ano o foco é a preparação para o vestibular.”
No primeiro ano, durante a Semana Vocacional, até 60 profissionais de destaque são convidados a falar sobre suas experiências em cada área de atuação. O diretor Ruy Carlos afirma que a maioria dos estudantes decide suas carreiras nessas conversas e conferências com profissionais de sucesso.
Um dos trunfos para descontrair os estudantes diante do desafio do vestibular é o acompanhamento dos professores. “Já é uma tradição do Planeta. Todos alunos vão uniformizados, todos professores comparecem aos locais das provas. Criamos uma clima de integração e torcida. No último vestibular da UFG fizemos uma festa.”
O Colégio Planeta funciona em duas unidades: uma, no Shopping Araguaia, e outra na Rua 8 nº 80, no Centro. Nas salas de 2º grau e pré-vestibular, estudam 1.100 jovens. O diretor Ruy Carlos, que tem 38 anos de experiência em educação, diz que desde o início das atividades, há 10 anos, busca despertar o prazer de aprender nos alunos. Professor de Matemática e Física, matérias que assustam muitos estudantes no início do ensino médio, Ruy Carlos afirma que o medo das matérias se desfaz com o emprego de exemplos práticos. “Aliamos teoria e prática.
Mostramos as aplicações diárias dessas matérias. Alunos e professores trabalham com alegria.”
Uma das atividades pautadas pela alegria é a aula extra batizada como Altas Horas. Da meia-noite às seis da manhã, professores transmitem os conteúdos em um clima de espetáculo. “É quando os professores pagam mico”, diz o diretor.
As aulas formais ocorrem só pela manhã no Colégio Planeta. À tarde, os estudantes podem estudar com supervisão dos professores. “O colégio é a casa do estudante. Ele tem acesso à biblioteca e laboratório de informática, auditório com todos os recursos de multimídia e aproveita a tarde para tirar as dúvidas. Tudo é feito para que o aluno se sinta bem e se sinta à vontade.”
Funcionar dentro de um shopping, na opinião do diretor, é uma vantagem para a integração com os pais. “Os pais vêem ao colégio, almoçam com os filhos na praça de alimentação e retornam às suas atividades. Nossa estrutura facilita o convívio.”