A Fonoaudiologia do HC

A Fonoaudiologia do HC (Diário da Manhã, 09/12/2008)

Em dezembro, precisamente no dia 9, comemoramos o Dia do Fonoaudiólogo.

Assim gostaria de falar um pouco sobre minha unidade, da qual posso falar com propriedade e sabedoria, pois faço parte deste serviço desde a sua criação. Me recordo, quando ainda estudante na graduação, que distribuía, na entrada do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Goiás, informativos sobre o que é e o que faz a Fonoaudiologia. Na época, cursava o último ano do curso e era supervisionada pela professora fonoaudióloga mestra Larissa Seabra Toschi, hoje uma grande amiga.

Idealizado pela fonoaudióloga Izabel Maria Mesquita Medeiros, o Serviço de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas iniciou oficialmente suas atividades em março de 1998, com atendimentos restritos aos ambulatórios de Audiologia e Fonoaudiologia Clínica. Hoje atuamos nos múltiplos casos encaminhados pelas diversas especialidades presentes no HC. Realizamos atendimentos ambulatoriais nas clínicas, maternidade, pronto-socorro, UTIs, além da realização de exames auditivos e da deglutição.

Os anos se passaram e não há um só lugar, clínica ou serviço onde a Fonoaudiologia não esteja presente. Somos hoje uma realidade constante dentro deste universo hospitalar. Durante todos esses anos, passamos por altos e baixos, como o início de todo serviço em formação. E, quando olho para trás, percebo que os obstáculos, apesar de difíceis, foram superados.
Atualmente a seção de Fonoaudiologia do HC é composta por uma equipe de fonoaudiólogos altamente qualificados em suas áreas de atuação. Profissionais dedicados, comprometidos com o trabalho, que buscam constantemente conhecimentos em prol da melhoria profissional e da assistência ao usuário, sempre com o compromisso de melhorar a qualidade de vida do paciente.
Além da assistência, a equipe desenvolve atividades de ensino ministrando a fonoaudiólogos cursos de extensão, aprovada pela Universidade Federal de Goiás. Alinhados com a missão do hospital, a seção de Fonoaudiologia participa de projetos institucionais e de pesquisa.
Por esta seção, passaram vários profissionais que, de uma forma ou outra, participaram e contribuíram para o seu crescimento e amadurecimento. Não citarei nomes, pois cometeria erros imperdoáveis se esquecesse de citar algum em especial.

São dez anos de Fonoaudiologia. A idade é de uma criança, mas o trabalho é de adulto. Sou “HCana” de coração, pois aqui me fiz profissional. É este espaço que me impulsiona à busca do conhecimento.

Dessa forma, parabenizo a todos os fonoaudiólogos pelo seu dia, em especial à equipe de fonoaudiólogos do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. E oportunamente estendo as felicitações a todos os diretores e profissionais que exercem suas atividades nesta maravilhosa unidade hospitalar. Parabéns, seção de Fonoaudiologia, por uma década de existência!!



Valeriana de Castro Guimarães é fonoaudióloga do Hospital das Clínicas/UFG e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde da UFG