Prova da UFG terá 13 mil candidatos
Prova da UFG terá 13 mil candidatos (O Popular, 12/12/2008)
Portões dos 23 locais de provas em todo o estado serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas
Malu Longo
A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza neste domingo e na segunda-feira, a partir das 13 horas, a segunda etapa do seu concurso vestibular 2009. Os portões dos 23 locais de provas em Goiânia, Catalão, Jataí e cidade de Goiás estarão abertos a partir do meio-dia e serão fechados uma hora depois. Para saber onde fará as provas o candidato deve acessar o site www.vestibular.ufg.br.
A recomendação da instituição aos 13.101 candidatos classificados na primeira etapa é que cheguem com antecedência aos locais de provas, principalmente na segunda-feira, dia útil. A Universidade Paulista (Unip), às margens da BR-153, perímetro urbano de Goiânia – que está em obras –, vai receber candidatos em quatro blocos.
O candidato que for pego com qualquer tipo de equipamento eletrônico – celular, controle de veículo, MP3, máquina fotográfica, entre outros - será automaticamente desclassificado. Em todos os locais haverá detector de metais. Para não ter nenhum problema de informação, recomenda-se ainda a releitura do edital do concurso vestibular.
Nesta etapa serão aplicadas as provas discursivas e de redação. Luciana Freire, presidente do Centro de Seleção da UFG, lembra que a provas de redação, Literatura e Língua Portuguesa serão iguais para todos os candidatos. As duas últimas terão, cada uma, cinco questões. Já o número de questões das demais disciplinas vão variar dependendo da área de conhecimento.
O candidato de Exatas terá de responder seis questões de Física, Química e Matemática, em cada disciplina. O da área de Biológicas, três de Matemática, três de Física, seis de Biologia e seis de Química. Já aquele que optou por Humanas, Música e Artes terá de responder seis questões de Matemática, seis de Geografia e seis de História.
Professor de Geografia e Atualidades em cursinhos pré-vestibulares da capital, Manoel Messias acredita que os temas nacionais e regionais, como questões que envolvem o Cerrado, devem prevalecer nesta fase do vestibular da UFG. Problemas urbanos, entre eles o expansionismo vertical, trânsito caótico, movimentos migratórios e uso indevido do solo são outros temas que também poderão ser explorados.
O resultado do vestibular deve ser divulgado no dia 10 de fevereiro de 2009, no site www.vestibular.ufg.br.