Fio Direto

 Fio Direto (Diário da Manhã, 12/12/2008)

Ivan Mendonça

Homenagem a Marconi vira exaltação à união da base - mesmo sem Alcides
Natal é tempo de renascer e de refazer caminhos em busca da paz, da fraternidade e respeito. Foi esse o sentimento que prevaleceu na mega-homenagem da Assembléia Legislativa ao senador Marconi Perillo, com preocupação até exagerada: exaltar os laços políticos que originaram o Tempo Novo - apesar da ausência do governador Alcides Rodrigues e da maioria do secretariado estadual. A tese da conciliação, contrariando o clima tenso criado pelas declarações ao DM do líder do governo, Evandro Magal, foi reforçada nos discursos dos tucanos Célio Silveira, em nome dos amigos do senador tucano, e de Jardel Sebba, autor da homenagem. Nos bastidores, deputados prefeitos e vereadores dos partidos aliados trocavam cumprimentos e apertos de mão com políticos ligados ao governador, enquanto ex-auxiliares de Marconi faziam alusão à volta ao poder em 2010. Nas 54 faixas espalhadas no saguão do Palácio Alfredo Nasser, nada de ironias ou alfinetadas, apenas destaque para a tese da unidade, a saber: “Goiás cresce com Alcides no governo e Marconi no Senado/ O Tempo Novo veio para ficar/ Marconi e Alcides, ontem, hoje e sempre com o povo de Goiás/ Alcides e Marconi, quando o povo quer, ninguém segura/ O povo de Goiás é só saudades...”

Telefone mudo
O celular de Marconi Perillo não registrou cumprimentos de Alcides Rodrigues.

As celebridades
O vice-governador Ademir Menezes reinou absoluto no ninho tucano. Idem os senadores José Agripino Maia, Lúcia Vânia, Cícero Lucena, Marisa Serrano, Eduardo Azeredo e Flexa Ribeiro, além do arcebispo dom Washington Cruz.

Staff alcidista
Amigos e auxiliares de Alcides no evento marconista: Sérgio Lucas, Enio Branco, Ricardo Jayme, Francisco Gedda, Edivaldo Cardoso, Helio de Sousa, Fernando Cunha, Norival Santomé, Daniel Messac, Túlio Isac e Carlos Peixoto.

Verdes 45
Órfãos do governo Marconi à sombra de Nion Albernaz: Giuseppe Vecci, José Carlos Siqueira, Marcos Martins, Edemundo Dias, Manuel Xavier, Geraldo Fêlix, Ageu Cavalcante, Jônathas Silva, Carlos Alberto Guimarães e Wilmar Guimarães.

PIB empresarial
Paulo Afonso Ferreira representou o Fórum Empresarial sob vigilância de João Bosco Umbelino, Gilberto Sant’Anna e Agenor Braga.

Coisa do Demo
Do democrata José Agripino Maia: “Em Goiás, percebi que o povo está com o senador Marconi Perillo e não abre.”

Deu quorum
Conselheiros do TCE e TCM anotados: Edson Ferrari, Gerson Bulhões, Carlos Dayrel, Milton Alves, Sebastião Tejota, Walter Rodrigues, Virmondes Cruvinel e Tião Caroço.

Alcidista tucano
Márcio Rodrigues (foto) que chegou para a homenagem a Marconi com o deputado Leonardo Vilela, não apareceu entre as celebridades da mesa, mas foi o mais paparicado pelos tucanos. Pudera: é irmão de Alcides Rodrigues.

The day after
Alcides Rodrigues vistoria hoje obras da Ferrovia Norte-Sul em Anápolis. Detalhe: ao lado de Rubens Otoni, porta-voz do presidente Lula para novo eixo na política de Goiás.

PP, saudação!
Alcides deve anunciar parceria com Antônio Gomide, do PT, em obras para Anápolis.

Olha 45 aí, gente!
Ironia do destino, Alcides Rodrigues tomou café ontem com 29 vereadores e mais 16 eleitos. Somando tudo, dá 45 - fatídico número do PSDB.

PMDB no ninho
Paulo Borges, do PMDB, sentou-se à mesa de Alcides, sob olhar de soslaio de Francisco Júnior, Iram Saraiva, Agenor Mariano e Daniel Vilela, este, filho de Maguito.

Que barulheira!
Homenagem pra cá, foguetório pra lá, Marconi Perillo e Iris Rezende estão, agora, rigorosamente empatados. Tira-teima, agora só em 2010.


José Lenar Melo pede licença e Felipe Cordeiro assume o Tribunal de Justiça

 

  • Presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador José Lenar de Melo Bandeira (foto) encontra-se internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com problemas urológicos. Ele vinha queixando-se, há algum tempo, de dores nos rins e decidiu fazer exames mais minuciosos - caso necessário, está disposto a submeter-se ao processo cirúrgico.

  • Natural de Porto Franco, Estado do Maranhão, José Lenar é formado pela Universidade Federal de Goiás e recebeu o título de cidadão goianiense na segunda-feira, quando foi prestigiado por juízes e desembargadores, além do governador Alcides Rodrigues e o prefeito Iris Rezende.

  • Em razão da internação em São Paulo, que coincide com as férias forenses, José Lenar transferiu a presidência, esta semana, para o vice Felipe Batista Cordeiro.


    Linha cruzada
  • A presença de Alcides hoje, em Anápolis, é associada à reunião de negócios da Ferrovia Norte/Sul, a ser comandada por Oton Nascimento, da Seplan.

  • Um dos anfitriões de Alcides é Juquinha das Neves, da Valec, que é incentivador da candidatura de Henrique Meirelles ao governo de Goiás em 2010.

  • Dois fatos chamaram atenção no café de Alcides com vereadores: a ausência de Negro Jobs e Túlio Maravilha, e as presenças de Cidinha Siqueira e Djalma Araújo.

  • Celebridades à mesa com Alcides: Deivison Costa, Anselmo Pereira, Maurício Beraldo e Jacyra Alves.

  • Dona Guri, mãe de Alcides, vai emprestar seu nome a um anexo a ser inaugurado na Câmara de Goiânia.

  • A posse de Gerson Bulhões está confirmada para terça-feira, dia 16, porém em novo horário: 10 horas.

  • Começa o seminário Justiça & Imprensa, às 8 horas, no Tribunal de Justiça. A palestra mais aguardada é de Carlos Alberto di Franco, às 9 horas, sobre questões éticas.

  • O deputado Marlúcio Pereira, de Aparecida de Goiânia, vai assistir à posse de Barack Obama em janeiro, nos EUA. Já o presidente Lula terá de aguardar as águas de março para uma audiência na Casa Branca.