Os 48 anos da UFG, patrimônio cultural orgulho de todos os goianos

Os 48 anos da UFG, patrimônio cultural orgulho de todos os goianos (Diário da Manhã, 14/12/2008)

Participamos durante a semana de importante atividade promovida pela Universidade Federal de Goiás, que agora passa a contar com mais uma estrutura que permitirá um suporte ainda maior às atividades acadêmicas.

A inauguração do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal coincide com as comemorações relativas aos 48 anos de fundação da Universidade Federal de Goiás, seguramente o maior patrimônio educacional e cultural do Centro-Oeste e um dos mais representativos do Brasil.

O Centro de Cultura e Eventos se torna realidade a partir de uma bem-sucedida parceria empreendida pela UFG a que a Prefeitura de Goiânia se integrou com muito empenho.
Desta forma, a comunidade educacional passa a contar com uma grande estrutura com capacidade para quatro mil pessoas, cenário para solenidades de colação de grau, eventos científicos e culturais, congressos e apresentações artísticas. Especificamente em relação à obra, a prefeitura participou por meio da pavimentação de via que dá acesso ao Centro de Cultura e Eventos.
Nesta empreitada, é preciso ressaltar a imensa dedicação do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, que desde o início da gestão não mede esforços para mobilizar as forças vivas da sociedade no sentido de garantir todo o suporte para que a universidade possa expandir a infra-estrutura e subir novos degraus na sagrada missão de disseminar o conhecimento, a grande arma que a tudo transforma.
A obra é uma homenagem ao ex-reitor da UFG, Ricardo Bufáiçal, morto precocemente em 9 de abril deste ano aos 62 anos. Ele construiu a brilhante trajetória como professor no Instituto de Física e soube conduzir os destinos da universidade no período de 1990 a 1993 com o máximo de eficiência, visão de futuro, planejamento e, sobretudo, tendo por base o cultivo da mais veemente prática democrática.
Fundada em 14 de dezembro de 1960, consubstanciada nos ideais e na determinação de tantos que lutaram para que se tornasse realidade, a UFG se firma tendo como missão socializar o conhecimento e o saber por meio da formação de profissionais e indivíduos capazes de promover as transformações e o desenvolvimento requeridos pelo conjunto da sociedade.
O dinamismo e a busca permanente pelas melhores condições para o ensino, a pesquisa e a extensão fundamentam a trajetória da UFG ao longo de 48 anos de atividades.
O vigor democrático sempre fez parte dos desígnios desta instituição magnífica, fonte maior de lideranças e berço da resistência pelas liberdades.
Nos momentos em que o autoritarismo se impôs, a UFG se colocou na linha de frente das ações sociais e forjou os mais combativos movimentos de estudantes e de professores que foram fundamentais para a restauração do estado de direito.
Nos orgulhamos profundamente em fazer parte da história de uma instituição que deixa legados eternos nos caminhos do saber.
É por meio de exemplos como estes que ampliamos as perspectivas de desenvolvimento socialmente justo, que tenha por base o conhecimento enquanto ferramenta fundamental para as grandes conquistas.

Só a educação de qualidade para todos pode criar as condições para que o Brasil vença a guerra contra os males sociais.
Precisamos sempre lutar por uma sociedade de tipo novo, que tenha por meta a valorização do ensino, da ciência, da pesquisa e da tecnologia.

Afinal, educação deve ser, sobretudo, um projeto de nação e precisa sempre estar acima de governos e de partidos.



Iris Rezende (PMDB) é prefeito de Goiânia