13 mil fazem segunda fase da UFG

13 mil fazem segunda fase da UFG (Diário da Manhã, 14/12/2008)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza hoje e amanhã a segunda etapa do Processo Seletivo 2009-1. Os 13.101 aprovados na primeira etapa farão provas discursivas, elaboradas de acordo com a área do curso escolhido, e redação. Os locais de prova para a segunda etapa podem ser conferidos na página www.vestibular.ufg.br (veja box). O resultado final do vestibular e a lista com a primeira chamada devem ser divulgados no dia 10 de fevereiro de 2009, na mesma página.

Como na primeira etapa, os portões dos locais de prova serão abertos às 12 horas e fechados, pontualmente, às 13 horas. Quem chegar atrasado não entra no local de prova. O Centro de Seleção recomenda que o estudante chegue ao local com antecedência para evitar transtornos, como o congestionamento de algumas vias, especialmente no segundo dia de provas, segunda-feira.

A comissão organizadora recomenda ao candidato que leve apenas o necessário para a prova, como documento original da carteira de Identidade, comprovante de inscrição, lápis, borracha e caneta esferográfica. De acordo com a comissão, estão vetados telefones celulares e aparelhos eletrônicos, como bip, Mp3 player, palm top, agenda eletrônica, máquina fotográfica, pager, controle de carro. O candidato que for pego com qualquer aparelho eletrônico será automaticamente desclassificado.


DMTV

O DMTV e o Colégio Classe fecharam parceria para transmissão on-line da resolução e comentário das provas da segunda fase do vestibular da UFG. A maratona começa hoje, às 19h30, logo após o término do exame. Amanhã, acontecerá nova bateria, no mesmo horário. Os comentários serão transmitidos na página do DM (www.dm.com.br).

Segredo é manter a calma

Na hora da prova, professores recomendam aos candidatos manter a calma e tentar responder o máximo de questões. É recomendável realizar atividades agradáveis no dia anterior. “O grande problema dos vestibulandos é que eles ficam muito nervosos durante a prova”, afirma o professor Alcides Ribeiro Filho.
Cinema, leitura, sair com os amigos são programas que ajudam o candidato a esquecer a pressão do vestibular. Ainda assim, é preciso moderação. Nada de dormir tarde ou ingerir bebida alcoólica. “O importante é fazer algo que descanse a mente”, aconselha Alcides.
Outra dica é almoçar mais cedo e evitar refeições pesadas, que tornem o funcionamento do cérebro mais lento. O ideal é privilegiar proteínas e saladas. É aconselhável levar uma garrafa de água e uma barra de chocolate meio-amargo, que deve ser degustada por etapas. A recomendação importante para o aluno é chegar com antecedência ao local da prova, para evitar atropelos de última hora.


5ª tentativa para Medicina


A candidata Gyovanna Lourenço Luz Alves, 24, prestará, pela quinta vez, vestibular para o curso de Medicina da UFG. Fora as dificuldades típicas do curso mais concorrido da instituição, ela afirma que sempre sofreu com o nervosismo no dia e às vésperas da prova. “Tenho insônia e dores de cabeça”, conta.
Este ano, pela primeira vez, ela teve a sensação de ser aprovada na primeira fase do vestibular. Nos últimos seis meses, a rotina de Gyovanna se resumiu a dez horas diárias de dedicação integral à prova. Aos sábados, ela estuda em casa, por aproximadamente seis horas. Nos últimos momentos, ela ainda se diz ansiosa. “Não sei como será a prova.” Ainda assim, acredita que desta vez conquistará a vaga. “Estou confiante. Estou me preparando há muito tempo”, afirma.
Adriano Gomes Diniz, 18, também presta vestibular pela segunda vez. Ano passado ele foi aprovado para Educação Física na UFG, mas desistiu por não se identificar. Hoje, ele fará prova para Engenharia Ambiental, um dos novos cursos criados pela universidade. “Passei o ano todo refletindo e acho que este é o meu curso”, afirma.