Planetário da UFG realizará atividades
Planetário da UFG realizará atividades (O Popular, 01/02/09)
O professor Paulo Henrique Azevedo Sobreira, coordenador do Nó local em Goiás do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009) - nome dado às redes regionais para a comemoração -, que funciona do Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG), afirmou que a unidade realizará atividades especiais para marcar a celebração.
Ele explicou que elas ocorrerão uma vez por mês, às sextas-feiras, sempre em noite de lua crescente, que são as melhores para observação (veja quadro). Sobreira explica que haverá sessões especiais no Planetário narradas, ao vivo, sobre o céu da noite da apresentação. A cada data, haverá uma palestra, com tema diferente. Na sexta-feira, serão abordados as dimensões do Universo e os elementos que o compõem. “Esperamos esclarecer alguns conceitos que dão uma ideia da organização do conjunto do Universo e suas dimensões.”
As palestras são gratuitas e abertas ao público, mas é preciso chegar no horário e retirar uma senha. São 120 vagas para a apresentação no Planetário, de uma hora de duração.
Do lado de fora, haverá telescópios à disposição para aqueles que não conseguirem entrar para as apresentações. Sobreira alerta, entretanto, que as observações só serão feitas se as condições do céu permitirem. Nos dias das apresentações, o céu pode estar nebuloso ou até mesmo com chuva. O professor lembra que as atividades no Planetário ocorrem continuamente todos os anos, mas que em 2009, elas serão especialmente dedicadas ao AIA.
Segundo o português Pedro Russo, coordenador do AIA, 136 países realizarão diversas atividades durante todo o ano. Ele explica que os Nós trabalham com o objetivo de incentivar e aumentar a cultura da astronomia entre as pessoas. “Uma sociedade mais informada tem consciência do que é fazer ciência e qual sua importância para ela mesma.” (Renata Tranches)