Governador anuncia 40 escolas em Goiás

Governador anuncia 40 escolas em Goiás (Diário da Manhã, 12/02/09)

O governador Alcides Rodrigues anunciou ontem a criação de 40 escolas em Goiás até o final de 2010, 17 delas na Capital. O anúncio foi feito ontem, durante a inauguração da 80ª escola em tempo integral do Estado, no Setor Recanto do Bosque, região noroeste da Capital. Na ocasião, a secretária de Educação, Milca Severino, afirmou que o concurso da Educação para preencher 4 mil vagas em diversas áreas está com o edital pronto e é previsto para abril. A expectativa é que os aprovados sejam contratados a partir de agosto deste ano.

“Nós reformamos ou ampliamos mais de 400 escolas no Estado, além das que estão construídas ou licitadas e bem equipadas. Isto demonstra que o governo sempre se preocupou com a Educação no Estado”, afirmou o governador.

Durante a coletiva de imprensa antes da inauguração, Alcides admitiu que ainda há grande caminho a percorrer na Educação de Goiás. Segundo ele, as dificuldades serão superadas. O governador explicou que, com a qualificação dos professores, a administração providenciou a infraestrutura necessária para um salto na qualidade de ensino.

A Escola Estadual Professor Genesco Ferreira Bretas conta atualmente com 72 professores, todos com pós-graduação; laboratório de línguas, informática, ciências e biblioteca. O colégio é considerado modelo pelo governo. O colégio também conta com seis mestres e um doutor. A procura por vagas foi tamanha que o número de novas inscrições foi expandido de 125 para 135. No total, a escola conta com 1.480 alunos nos três períodos. A unidade tem 2 mil m² e demorou dois anos para se construída.

Milca destacou que serão edificadas mais 17 escolas-modelo nas diversas regiões da Capital. Assim como a unidade inaugurada ontem, elas também vão contar com cursos profissionalizantes durante o período noturno. As parcerias com o Centro de Negócios da Associação de Jovens Empresários, Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal de Goiás (UFG) permitiram que os cursos de secretariado, telemarketing, postura, ética e cidadania fossem ministrados no colégio.

Os alunos podem participar do processo de escolha das atividades complementares. Nesta primeira semana de aula, estão sendo realizadas reuniões para descobrir o nível de aprendizado de cada estudante. Baseado nestas informações, será concluído o planejamento das aulas. A diretora da entidade, Elandia Martins, conhecida como professora Índia, explica que, assim, pretende evitar a evasão escolar. “Queremos que o aluno se integre com o colégio”, disse.

A secretária Milca Severino aproveitou a ocasião para anunciar que o concurso da Educação para preencher 4 mil vagas está com o edital pronto. As provas estão previstas para acontecer no mês de abril, mas a data ainda depende dos trâmites burocráticos. “A expectativa é que possamos realizar as nomeações a partir de agosto.”

Homenagem
O governador quebrou o protocolo durante a inauguração da Escola Estadual Professor Genesco Ferreira Bretas para contar experiências pessoais com o professor homenageado com o nome da instituição. Alcides disse que, quando era apenas um garoto, se mudou para Goiânia para expandir o conhecimento e o encontro com Genesco foi providencial.

“O professor Genesco era o diretor do colégio Lyceu de Goiânia. Foi lá que me aperfeiçoei e me preparei para a vida”, disse. Alcides também elogiou o livro do ex-diretor, Histórias das Instituições Públicas em Goiás.

“Fui brindado com esta ótima educação e estamos investindo para que todos possam ser”, destacou.