Contribuição social da Universidade Federal de Goiás

Contribuição social da Universidade Federal de Goiás (Diário da Manhã, 14/02/09)

Quero, mais uma vez, manifestar a minha satisfação pelo trabalho desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás. E cumprimento todo o corpo dos sub-reitores da UFG através do reitor Edward Madureira Brasil, que, apesar das limitações de recursos orçamentários, tem-se esforçado no desenvolvimento de atividades múltiplas que beneficiam toda a comunidade goiana.
A Universidade Federal de Goiás terá 24 novos cursos que estreiam neste ano letivo, a partir de 29 de março. De acordo com o reitor, as obras nos campus estão em ritmo acelerado para abrigar futuros cursos como o de Arquitetura.
A reestruturação do estúdio de TV da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), por exemplo, vai viabilizar a realização de programas que também serão produzidos nos estúdios da TV Assembleia.
A área de recursos humanos também receberá investimento. Já está em andamento a realização de concurso público para lotação do quadro de professores efetivos. Existem muitos projetos de pesquisas, do corpo docente, que prometem trazer recursos financeiros para a universidade.
O reitor Edward Madureira comemora a assinatura de dois convênios: o primeiro, com a Assembleia Legislativa do Estado, para transmissão da programação da TV Assembleia com a TV da UFG, através de canal aberto; o segundo, com a Celg Telecom, que permitirá o uso da rede ótica da companhia para transmissão de dados e de sinal televisivo.
Em cerimônia coletiva realizada no auditório da Faculdade de Medicina da UFG, dia 28 de janeiro, foram empossados 144 novos docentes e técnicos-administrativos, que passam a integrar o quadro de servidores efetivos da universidade. Assinaram o termo de posse 105 professores e 31 técnicos-administrativos, que já podem começar a trabalhar imediatamente nas diversas unidades da UFG, nos campus universitários de Goiânia, Catalão e Jataí. Os novos servidores são oriundos de vários concursos públicos realizados pela instituição em 2008.
A presidente do Sinfesgo, Fátima dos Reis, em sua fala durante a cerimônia de posse, ressaltou a importância da UFG para o Estado, lembrando aos novos servidores da responsabilidade de seu trabalho, já que são os professores e técnicos-administrativos que constroem a universidade.
O presidente da Adufg, Carlos Alberto Tanezini, abordou as conquistas da associação relativas à carreira dos docentes da educação federal.
O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Jeblim Abraão, destacou a importância da posse desses servidores, que atende à demanda provocada pela expansão pela qual a universidade passa nesses dias.
O reitor Edward Madureira reiterou a importância dos novos servidores para a UFG. Segundo ele, a universidade está atuando para trocar os professores substitutos pelos efetivos, o que consolida a expansão da instituição.
Hoje, a UFG é referência em pesquisa e pós-graduação em diversas áreas, e os novos servidores têm responsabilidade de manter essa excelência.
Quero, também, ressaltar o trabalho da diretora do campus avançado da UFG de Jataí, professora Sílvia Correa Santos, que oferece importante contribuição ao avanço da universidade na região Sudoeste de Goiás. O Campus de Jataí, da Universidade Federal de Goiás (CAJ/UFG), conta com 18 cursos distribuídos em três unidades acadêmicas: a Unidade Riachuelo, no Centro da cidade, onde funcionam a maior parte dos cursos de humanas, a Unidade Jatobá, criada a partir do Centro de Ciências Agrárias, além do Centro de Educação Física.
Os cursos de graduação oferecidos em Jataí são: Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Física, Geografia, História, Letras (Português e Inglês), Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia, Química e Zootecnia. A partir de 2009 começam a funcionar os cursos de Direito e Engenharia Florestal. Em 2010, há previsão de mais duas novas graduações, totalizando assim 20 cursos oferecidos.
Na pós-graduação, o Campus de Jataí oferece dois cursos de mestrado: em Agronomia e a partir de 2009 o Mestrado em Geografia. Cursos de Especialização também são organizados de acordo com a demanda.


Leandro Vilela é deputado federal pelo PMDB