Ro t e i r o (Diário da Manhã, 17/02/09)

Ro t e i r o (Diário da Manhã, 17/02/09)

Lorena Lázaro
Da Editoria do DMRevista

Os animais de Manoel Santos
Artista expõe 15 quadros em acrílica sobre tela pelo projeto Euro Cultural. Vernissage será hoje, a partir das 19 horas

O artista plástico Manoel Santos é o convidado dessa semana para integrar o projeto Euro Cultural promovido e sediado pelo Euro Working Concept. Na mesma noite, a paisagista Neusa Baiocchi, personalidade da arquitetura e urbanismo de Goiânia, integra o Encontros de Emergência num bate-papo conduzido pelo artista plástico goiano PX Silveira. Essa é a terceira semana de programação do Euro Cultural, que começa às 19 horas e tem entrada franca.

Manoel apresentará 15 quadros em acrílica sobre tela e destaca como principal obra da exposição Homenagem às Girafas. O quadro retrata a chegada das duas girafas Tico e Kim no Zoológico de Goiânia, no final de dezembro de 2008. “Era uma ideia que eu já tinha, então aproveitei a chegada delas”, explica Manoel, que tem como principal característica o hábito de desenhar bichos da família dos jacarés e lagartos.

Goianiense, Manoel Santos é de origem humilde. Começou a trabalhar ainda criança, ao lado do pai, como ajudante de pedreiro. Hoje, aos 44 anos, concilia a vida de artista com a função de gari, função que ocupa de segunda a sexta-feira, das 8h as 16h. “Todo o tempo que sobra, me dedico às artes. Quando chego em casa, trabalho até as vistas e o corpo aguentarem.”

Com interesse pelos pincéis desde criança, mesmo sem nenhum artista na família, Manoel começou a trabalhar profissionalmente em 1982. Sem formação acadêmica, aprendeu muito nos tempos em que atuava como modelo vivo de Anatomia Humana para a Universidade Federal de Goiás (UFG) e participou como ouvinte do Instituto de Artes da Universidade Federal. Lá, teve contato com grandes nomes goianos, como Maria Veiga e Cléber Gouveia.

Mesmo com exposições fora do País e reconhecimento certo em Goiás, Manoel Santos ainda não pode dizer que consegue viver de arte. “Eu quero isso para o futuro, poder me dedicar somente aos quadros. Por enquanto ainda tenho que garantir o arroz com feijão”, fala em tom esperançoso.

Entre as exposições mais importantes está a Bienal Naifs do Brasil, do Sesc de Piracicaba (SP), para a qual foi selecionado com a obra Mamãe Raposa.

Em 2007, Manoel foi vencedor do concurso Pintura Toctão Visões do Parque Flamboyant, com a tela Brincando no Parque Flamboyant. Ele assina também um dos trabalhos do projeto A-ponte para arte, coordenado por PX Silveira, no qual artistas goianos expressam sua arte nos viadutos da Marginal Botafogo.

Projeto
Promovido pela FR Incorporadora e Lopes Consultoria de Imóveis, o Projeto Euro Cultural oferece vernissage, debates e minioficinas de pintura para o público. A mostra de hoje será a última edição do vernissage Encontros de Emergência neste mês de fevereiro. O artista Manoel Santos permanece com a exposição do Euro Working Concept até o próximo domingo, 22. Em março, o projeto terá nova programação.


Exposição: Manoel Santos e Encontro de Emergência, com Neusa Baiocchi e PX Silveira
Quando: Hoje, às 19 horas
Visitação: Até 22 de fevereiro, das 8 às 19 horas
Onde: No ateliê do edifício Euro Working Concept (Rua João de Abreu, em frente à Praça do Sol, Setor Oeste)
Quanto: Entrada franca
Informações: (62) 3210-0078