Coisas de apaixonado
Coisas de apaixonado (Diário da Manhã, 17/02/09)
Ligado à Cidade de Goiás por filamentos de ternura. Assim, o arquiteto, desenhista e escritor Elder Rocha Lima define sua relação com a terra natal, utilizando como inspiração os versos do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade. O sentimento nativista, evidente em cada referência ao município, deu origem às obras Guia Afetivo da Cidade de Goiás e Itinerário Cora Coralina, cujos lançamentos acontecem nos próximos dias 19 e 20, em Goiânia e Goiás, respectivamente.
Os livros, produzidos numa parceria com o Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), são frutos de uma paixão escancarada. Escritos simultaneamente, relatam a história da comida, dos lugares e dos personagens marcantes da antiga capital do Estado. Não se trata de guias comuns, mas de guias voltados ao turista apaixonado, como explica o autor. Os desenhos também refletem o olhar de um filho orgulhoso. “Ambos foram feitos com o coração acima da razão”, diz Rocha.
Dividindo a residência entre Pirenópolis e Brasília, o escritor explica que o Guia Afetivo é um projeto mais antigo. Há tempos, as linhas vinham sendo pensadas e construídas. “Os amigos do Iphan souberam dos textos e me incentivaram a publicar”, conta. De uma maneira ou de outra, todos os envolvidos no projeto possuem relacionamento com a Cidade de Goiás. Com 144 páginas, o guia, cujas ilustrações nasceram do próprio punho do autor, fala sobre a história e geografia do município, explora a arquitetura e enaltece as riquezas culturais da região, como artes, literatura, música e culinária.
Com 120 páginas, o Itinerário Cora Coralina foi produzido com recursos do Programa de Preservação do Patrimônio Histórico Urbano (Monumenta), da Unesco, pela Associação Casa de Cora Coralina, e faz parte de um projeto que visa reverter benefícios para a antiga Vila Boa. Estampada com ilustrações do autor e fotografias de Marcelo Feijó, a obra mescla contos da poetisa símbolo da cidade e textos que retratam aspectos históricos, sociais, culturais e ambientais da região. O fio condutor é o imaginário construído, vivido e descrito por Cora.
Elder Rocha Lima nasceu em 1928 na cidade de Goiás. Casado há mais de 50 anos com a gaúcha Beatriz Rocha Lima, foi professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e, hoje, desempenha os ofícios de pintor, desenhista, crítico de arte, artista gráfico e arquiteto. Os livros Guia Afetivo da Cidade de Goiás e Itinerário Cora Coralina não são os primeiros de sua autoria. Anteriormente, escreveu Ex-votos de Trindade e Utopia – O discurso e a prática. Outra obra, Apologia das Mãos, ainda está em processo de finalização.
Lançamento dos livros “Guia Afetivo da Cidade de Goiás” e “Itinerário Cora Coralina”, do arquiteto Elder Rocha Lima
Goiânia
Dia: 19/02
Horário: 20h
Local: Casa do Patrimônio, Rua 84, 61, Setor Sul
Cidade de Goiás
Dia: 20/02
Horário: 20h
Local: Museu Casa de Cora Coralina, Rua Dom Cândido, 20