[UFG] Goiânia sedia Congresso Internacional de Tomate (Diário da Manhã, 18/10/11)
Goiânia sedia Congresso Internacional de Tomate
Evento ocorre na Capital entre os dias 23 e 25 de novembro e marca aniversário de 25 anos do polo agroprocessador do Estado. Automatização da produção será o ponto principal do debate
18 de Outubro de 2011 | Por:
Automatização da produção agrícola e adoção de novas tecnologias estão na pauta do 5º Congresso Mundial de Tomate Industrial, que acontece entre os dias 23 e 25 de novembro, em Goiânia. A capital goiana foi escolhida como sede do evento em comemoração aos 25 anos de criação do polo agroprocessador de tomate do Estado.
Goiás produz mais de 1,28 mi-lhão de toneladas de tomates, cultivadas em uma área de 15,7 mil hectares, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estes dados colocam o Estado na liderança do cenário nacional de tomate industrial, e no topo da América do Sul. Em todo o mundo, o Brasil oscila entre a sexta e a sétima co-locação dos maiores produtores.
A proposta do Congresso é promover intercâmbio de experiências entre agropecuaristas e promover a difusão de técnicas de cultivo. Os municípios goianos com maior área plantada são Cristalina, Morrinhos, Itaberaí e Luziânia, todos com mais de mil hectares.
Outros temas que serão discutidos no evento estão relacionados ao bom momento que atravessa o setor de atomatados no Brasil, que mostrou crescimento de 17% em valor de mercado entre 2007 e 2010. O mais importante e alentador é que as projeções indicam que, nos próximos anos, esse crescimento poderá ser ainda maior, uma vez que o consumo interno deverá continuar aquecido.
Os desafios e as inovações futuras para os setores de produção de matéria-prima e de processamento estarão entre os temas das palestras, painéis, mesas-redondas e debates que constarão da programação do evento.
O 5º CBTI é uma realização da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Universidade Federal de Goiás (UFG), Embrapa Hortaliças, Associação Brasileira de Horticultura (ABH) e WIN Central de Eventos.