Segredos de um gênio da pintura
Segredos de um gênio da pintura (Diário da Manhã, 17/03/09)
Há aspectos, na obra dos grandes gênios, que escapam até mesmo do olhar minucioso de biógrafos e estudiosos da arte. Ao pesquisar a trajetória do célebre pintor espanhol Joan Miró (1893-1983), o escritor e professor aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG) Saturnino Pesquero Ramón, 72, partiu de uma perspectiva inédita, na qual o autor investigou os elementos implícitos e subjacentes presentes na obra mironiana, para revelar o rico universo simbólico do catalão.
O resultado da inusitada pesquisa acaba de sair em livro. Joan Miró: la intencionalidad oculta de su vida y obra – Como deletrear su aventura pictórica, publicado na Espanha pela “El Cobre Ediciones/Erasmus Ediciones” de Barcelona, conceituado selo editorial europeu dedicado a debates atuais sobre temas multidisciplinares como artes, educação, ciências e política, foi lançado recentemente na capital catalã, terra natal de Miró. Publicada somente em espanhol, a obra pode ser adquirida através do site www.elcobre.es.
Apresentado oficialmente pela professora catedrática e vice-reitora de Artes, Cultura e Patrimônio da Universidade de Barcelona, Lourdes Cirlot, o livro é composto por quatro capítulos, nos quais Ramón – nascido em Inca, na Espanha, mas radicado no Brasil desde 1962 –, discorre sobre os aspectos estéticos, existenciais e míticos da obra de Miró.
De fato, o livro consiste em uma versão reduzida da tese de doutorado de Saturnino Pesquero, intitulada Joan Miró: Una lectura filosófica a partir de La Masía, defendida na Universitat de les Iles Balears (UIB), na Espanha, em 1999. O texto integral da tese pode ser acessado no site do CBUC – Consórcio de Bibliotecas Universitárias de Catalunha-Espanha (www.cbuc.cat).
Fruto de extensa pesquisa, na qual o autor debruçou-se sobre mais de cem estudos acadêmicos e de centenas de milhares de referências sobre Miró na internet, Joan Miró: la intencionalidad oculta de su vida y obra convida o leitor a acompanhar a trajetória pictórica do genial artista a partir de análises sobre os símbolos presentes em sua vasta obra, especialmente no quadro La Masia (A fazenda), datado do início da década de 1920.
“A ideia era compor um quadro no qual se evidenciasse a unidade orgânica existente entre a vida e a obra de Miró. A rica simbologia da obra mironiana advém da natureza arcaica e mítica destes signos, de onde se conclui que o verdadeiro compromisso político do artista era transcultural e trans-histórico, numa luta estética eterna pela liberdade e contra os totalitarismos”, explica Ramón.
La Masia
A unidade orgânica entre vida e obra em Miró está ligada ao conceito de que a arte, para ser autêntica, não deve ser meramente a representação das coisas e objetos. Para Saturnino Pesquero Ramón, a arte contém, intrinsecamente, uma essência criadora, concebida por ele como “subjetividade criativa”.
Nessa perspectiva, há uma intensa e próxima relação psicológica entre sujeito criador (artista) e objeto (arte). Assim, a obra deve sempre conter o espírito, a vivência e a experiência existencial do artista, e seu compromisso estético é refletir as raízes de seu povo.
“Ao analisar as obras de Miró, percebi que sua finalidade última foi reproduzir uma série de arquétipos universais a partir de sua experiência singular. A teoria estética é inspirada na Psicologia Analítica de Carl Jung, para quem a origem de tais arquétipos universais se confunde com a própria vida”, afirma Ramón.
Tomando por exemplo a famosa obra surrealista La Masia (vendida por Miró ao escritor norte-americano Ernest Hemingway e guardada como relíquia pela mulher deste), Ramón revela como as raízes arcaicas e míticas de caráter judaico-semita presentes na cultura da Catalunha – a qual Miró pertence – se encontram subjacentes nas ideias humanistas e existenciais do pintor, em forma de metáforas poéticas e pictóricas.
Subjetividade
No campo da subjetividade criativa, uma de suas principais áreas de investigação científica, Saturnino Pesquero Ramón já publicou diversos ensaios, como O Guernika: Arte/Paixão (Editora UFG), Cora Coralina: o mito de Aninha (Editoras UFG e UCG) e El Mediterráneo y Joan Miró (Editorial Cap Farrutx).
Devido às numerosas contribuições em jornais e revistas com artigos sobre crítica de arte e estética, Ramón recebeu referência na publicação espanhola Gran Enciclopedia de Mallorca, de 1989. Entre os próximos projetos do autor, estão um estudo sobre o artista renascentista Leonardo da Vinci e a participação na coletânea literária em homenagem ao 25º aniversário da morte de Cora Coralina, a ser lançada em 2010.
Vida e obra do pintor espanhol Joan Miró
Joan Miró: la intencionalidad oculta de su vida y obra
Autor: Saturnino Pesquero Ramón
Editora: Erasmus - Ediciones El Cobre
Páginas: 227
Preço: 20 euros
Contato: www.elcobre.es