Roteiro
Roteiro (Diário da Manhã, 18/03/09)
As orquestras goianas esperaram o carnaval passar para começar a temporada de concertos. Na semana passada, a Sinfônica Jovem de Goiás deu inícios às suas apresentações. Ontem, foi a Orquestra de Câmara Goyazes que realizou recital gratuito, e hoje, quem dá o ar da graça no primeiro concerto do ano é a Sinfônica de Goiânia. Sob batuta do maestro Joaquim Jayme, o espetáculo acontece no Teatro Goiânia e terá solo da pianista Talita Rodrigues Lobo Gondim, de apenas 13 anos. O concerto é uma realização da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Orquestra Sinfônica de Goiânia e Escola de Músicos, com entrada franca.
A garota prodígio Talita Rodrigues é aluna da escola de música e apresentará solo ao piano o Concerto nº 1 Op. 15 em Dó Maior, de Ludwig van Beethoven. Natural de Goiânia, a pianista começou seus estudos aos oito anos e logo se destacou entre os demais alunos. Fez aulas com renomados pianistas, como Anunziata Spencière, Rosângela Sebba, Flávio Augusto e Caio Pagano.
Apesar do pouco tempo de estrada, já participou de mais de dez concursos nacionais de música, em Goiás e São Paulo. No currículo traz 12 primeiros lugares. Entre eles, o 17º Concurso Nacional de Piano Artlivre, em São Paulo (2004), no qual, além do primeiro lugar, levou ainda o título de “com louvor”. No mesmo concurso em 2008 levou o segundo lugar.
Entre suas diversas atuações, foi pianista convidada no Festival Internacional de Brasília – Edição Mirim, em julho de 2006. Em 2007, participou de recital na Casa de Cultura Santo Amaro, em São Paulo.
Destaque também para o maestro Joaquim Jayme, que foi aluno de Belkiss Spencière. Nome conhecido em Goiás, Jayme passou pela UnB, Fundação das Artes de São Caetano do Sul e Universidade Federal de Goiás (UFG). No exterior, especializou-se na Escola Superior de Música da Universidade de Concepcion (Chile) e Universidade de Rostock (Alemanha).
Entre seus atos mais notáveis na contribuição com a música clássica produzida em Goiás, está a fundação do Coral do Estado de Goiás, da Orquestra Filarmônica de Goiás e da Escola de Música do Centro Cultural Gustav Ritter. Gravou com a orquestra dois CDs: Sinfonia das Águas Goianas e Alvorada na Serra. Foi secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Goiânia. Este ano o maestro reassumiu o comando da Orquestra Sinfônica de Goiânia.
Fundada em 1993 apenas como orquestra e depois transformada em fundação, tem o objetivo de fomentar e incentivar a formação de músicos em Goiânia. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, prioriza uma atuação voltada para o público infantil, visando a despertar nas crianças a sensibilidade pela música.
Backbiters lança primeiro CD autoral
O projeto Rock é Coisa Nossa, do Fiction Club, apresenta hoje a banda Backbiters (antiga Envy Hearts), uma das principais bandas da novíssima geração do rock goiano. A turma lança hoje seu primeiro disco, produzido pela Monstro Discos. As primeiras duzentas pessoas têm entrada gratuita até a meia-noite.
A banda Backbiters surgiu há apenas dois anos. É da mesma geração das bandas Johnny Suxxx, Black Drawing Chalks e Bang Bang Babies, já conquistou grande espaço na cena rock da cidade e se tornou uma das grandes revelações dos últimos anos. O CD que será lançado hoje leva o nome da banda.
The Backbiters surgiu inicialmente em 2006 com o nome The Envy Hearts. Formado por Emanuel Mastrella (vocais/guitarra), Gustavo de Carvalho (guitarra/backing vocals), Rafael Gomes (baixo) e Sérgio Henrique (bateria), o grupo logo conseguiu destaque na cena alternativa de Goiânia e Brasília. Foi convidado para tocar nos principais eventos roqueiros das duas cidades, como os festivais Bananada, Goiânia Noise, Rock in Sopa e Grito Rock Brasília.
Com um ano de estrada, Rafael Gomes deixou a banda e foi substituído por Rodrigo Borges. Com essa formação, a banda entrou em estúdio e gravou seu primeiro disco, que traz 12 músicas autorais.