Opinião do Leitor 20/03
Opinião do Leitor (Diário da Manhã, 20/03/09)
Aos que
reconhecem as
conquistas da UFG
O artigo do vice-governador Ademir Menezes, publicado na edição de ontem, 19/03/09, nos encheu de orgulho e ao mesmo tempo fez crescer a responsabilidade de toda a equipe que administra a Universidade Federal de Goiás, a nossa UFG. O reconhecimento ao papel fundamental desempenhado pela universidade na produção do conhecimento e à sua contribuição para o desenvolvimento regional é resultado de muito trabalho e de muito empenho para enfrentar os desafios.
É também resultado de diversas parcerias, entre elas com o governo de Goiás e com os parlamentares goianos, que permitiram a concretização de projetos importantes como o Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal e a construção do novo Bloco de Internações do Hospital das Clínicas. As conquistas são visíveis em todos os ambientes da UFG, mas muitos projetos ainda precisam se concretizar. Traçamos metas e objetivos grandiosos e, para alcançá-los, planejamos estratégias e ações coletivas, fundadas na persistência e na determinação de propósitos.
Saber que a UFG é reconhecida por seu trabalho em favor do desenvolvimento de Goiás, formando cidadãos ativos e democratizando o acesso ao conhecimento, nos entusiasma para enfrentarmos as adversidades e também nos dá a certeza de que teremos, sim, muito mais a comemorar.
Edward Madureira Brasil,
reitor da UFG
Anseios
democráticos
Ótima matéria. O reconhecimento público da importância das instituições de ensino é fundamental para o futuro. Alegre é o Estado que possui governantes atinados com os anseios democráticos, principalmente por serem reflexo do legítimo poder social emanado do povo. Com certeza, a valorização de nossas instituições de ensino é indício de que estamos no caminho certo para um promissor futuro.
Diony Ferreira da Silva
(via DM Online)
Um dia daqueles – Clara Dawn – Opinião, 19/03/09
Ocupei-me da leitura deste agradável e divertido conto: “Um dia daqueles”, de Clara Dawn, por toda minha manhã. Após o almoço, reli-o para meu chefe. Ele gostou muito, pois também é escritor e, apesar de não se dar ao regalo de elogios, os fez a essa escritora, dizendo que seu artigo é mesmo um primor. Algo assim muito parecido com: Um dia de merda, de Luis Fernando Verissimo. Não sei se a articulista se inspirou nele para escrever, mas se Verissimo pudesse ler este conto certamente se veria na simpática sintaxe da autora. O Diário da Manhã se revela como um jornal eclético e democrático.
Maria Helena Barbosa (via DM Online)
A Amunorte e outros exemplos de organização –
Valmir Pedro – Opinião, 19/03/09
Muito oportuno o artigo do professor Valmir Pedro sobre a Amunorte. Sinto-me lisonjeado por ser filho de Campinaçu e hoje ver um político e amigo de infância ser respeitado pelo trabalho frente a uma entidade de classe, e também pelos projetos que começam a se desenvolver em benefício do município. A população de Campinaçu e principalmente seus filhos que não habitam o município, como eu, se acostumaram a ver seus políticos ocupando espaços nos jornais para responderem a processos de corrupção e outros do gênero. Acreditamos que desta vez tudo será diferente, pois o prefeito Nenzão é filho da cidade e muito querido por todos que o viram nascer, crescer e lutar por um Norte e uma Campinaçu melhores.
Valmir Crispim Santos (via DM Online)
Reforma política cidadã – Cláudio
Meirelles – Opinião, 18/03/09
Parabéns ao deputado Cláudio Meirelles pelo brilhante artigo sobre a importância da reforma política. Precisamos de políticos com coragem como esse parlamentar para mostrar pontos “intocáveis”, que precisam ser urgentemente revistos.
Plínio Marcos Naves (via e-mail)
O país do Zé das Couves –
Jayro Rodrigues – Opinião, 19/03/09
Utopia ou sonho, não importa. Um dia, a liberdade será verdadeiramente entendida por todos e, a partir daí, os anseios sociais serão atendidos. Por enquanto, não há como se falar em democracia e liberdade se muitos ainda insistem em não reconhecer até onde vai seu direito e onde começa o do outro. Parabéns pelo artigo, caro Jayro.
Euler de Amorim
(via DM Online)
Pérola
Mais uma para minha coleção. Sobre as inúmeras diretorias no Senado, o senador José Sarney dispara: “O que for sério fica, e o que não for, vamos ter que eliminar.” Ora, se isso fosse realmente levado a sério como deveria ser, aquela Casa estaria totalmente vazia há anos.
Jatiacy Francisco da Silva (via e-mail)
A União engole Estados e municípios – Jorge Taleb – Opinião, 19/03/09
Extraordinário o comentário de Jorge Taleb. Comungo com a sua opinião e vou além. Quando findar o modelo “concentracionista” do governo Lula, ele terá quase 100% de aprovação e os prefeitos a mesma proporção de reprovação. Os municípios estarão literalmente quebrados. O governo federal usufrui da arrecadação e distribui benesses, às vezes para quem não merece, não precisa ou não pode recebê-las. Para os governos municipais, principalmente, ficam os ônus da educação, saúde e da insegurança.
Antonio de Pádua Soares
(via DM Online)
A cultura plural de Bariani Ortencio – Elizabeth Caldeira Brito – Opinião, 19/03/09
Mais uma vez, Elizabeth demonstra seu bom senso, sua capacidade e excepcional tirocínio, ao escrever sobre esta figura absolutamente única e transcendentalmente múltipla que é Bariani Ortencio. Concordo que sua obra (extensa que é) o expõe conveniente e claramente a quem dela tome conhecimento. Concordo também que a pluralidade de seu campo de atuação, multifacetado pela inquietude de seu espírito buscador e criativo, torna sempre mais difícil conhecer a inteireza de sua produção, vê-la como o universo que é de tantas estrelas e/ou galáxias (no que se exprime bem a colorida variedade de seus talentos).
Getúlio Targino (via DM Online)
“Morte ao bispo!” – Percival
Puggina – Opinião, 14/03/09
O artigo mais sério, com comentários de grande autenticidade e realista, de Percival Puggina, a respeito do aborto de gêmeos praticado na menina pernambucana, de 9 anos de idade, engravidada pelo padrasto, merece ser relido no Diário da Manhã, principalmente pelos que se arvoraram no “moralismo doentio” de achincalhar com a manifestação do arcebispo de Recife e Olinda. Tentaram denegrir a Igreja Católica. É lamentável que até uma “imortal” da AGL cronicou ironizando, no mesmo jornal da mesma data, o prelado católico, no que foi aplaudida pelos insensatos defensores de fabricantes de anjinhos.
Sebastião Jubé (via e-mail)
Ajuda ao Vila
Não é estranho que o Itumbiara não tenha se manifestado contra a FGF pela evidente ajuda ao Vila Nova em antecipar o jogo do Tricolor da Fronteira para sexta-feira, adiar o julgamento do Vanderlei e ainda tirar os jogos do Vila do Onézio Brasileiro Alvarenga para o Serra Dourada? Se o Itumbiara quisesse, poderia, inclusive, pedir interferência da CBF contra a FGF nesses casos.
Márcio Manoel Ferreira
(via e-mail)
Publicação de artigos
Quais são as normas para escrever e enviar artigos para o jornal?
Vânia Ferreira Sampaio (via e-mail)
Para escrever artigos para o Diário da Manhã o interessado deve se atentar para três regras básicas. A primeira é em relação ao tema, que deve ser de interesse coletivo. A segunda refere-se ao tamanho do texto, que deve ter no máximo 3.500 caracteres com espaço (a contagem pode ser feita no Word). E a terceira é a foto do autor do texto de, no mínimo, 30 KB, com qualidade de imagem.
Textos com denúncias
e críticas com ataques pessoais não serão
publicados.
Multa injusta
Na noite do dia 17 eu estava na Avenida Castelo Branco(Setor São Francisco), quando fui parado numa blitz. O policial me pediu a documentação, e eu a forneci prontamente. Ao verificar minha CNH, ele constatou que a mesma estava vencida há mais de 30 dias; expliquei a ele que já a havia renovado no dia 25/02/09, mas, devido a problema na emissão do Detran, ela ainda não havia ficado pronta (até hoje ainda não está). Mostrei a ele o protocolo da renovação da CNH, e ele falou que não tinha nenhuma validade e que iria ligar no Detran para verificar se realmente eu havia feito a renovação; para meu espanto, não existia o meu processo de renovação de CNH. Então, fui multado e minha carteira recolhida, com o auto para imposição de penalidade de nº A009064059.
Agora, quero saber se eu vou ter que fazer peregrinação para poder cancelar essa multa que eu ganhei não pelo meu erro.
Charbel Boutros Seba (via e-mail)
O homem das respostas
Comentários dos leitores sobre a
trajetória de Clodovil Hernandes
u Clodovil, a meu ver, sempre foi uma dessas pessoas que conseguiu holofotes. Muito polêmico, teve seus méritos nesse aspecto, embora se possa reconhecer nele uma pessoa digna e com uma boa formação. Dava pra notar que ele tinha um nível de cultura excelente e, sem dúvida, foi um bom exemplo; quanto a sua opção sexual, nada a comentar, visto que temos que aceitar esse comportamento, até mesmo porque as pessoas são o que são, e pronto. Aliás, até nesse aspecto, ele foi de uma postura sensacional, pois afrontava as mulheres prostitutas e condenava certos comportamentos de mulheres. Foi assim, por incrível que possa parecer, um moralista e por que não dizer, até que falava e acusava com muita propriedade.
Machado Guimarães
u Uma pessoa à frente de seu tempo, sempre cumpriu com dignidade e profissionalismo as profissões que outrora exercera. Pioneiro na alta-costura brasileira, estilista com sucesso, apresentador de televisão com sucesso. Como deputado federal pelo partido PR-SP, foi eleito o 3º mais bem votado com 493.951 votos. Na Câmara apresentou 55 propostas, várias delas aprovadas, sempre em defesa da promoção e bem-estar do ser humano. Teve participação das comissões permanentes de direitos humanos, educação e cultura, de relações exteriores e de defesa nacional. Sempre admirei Clodovil, não pelo fato de ele ser homossexual assumido (nada contra, cada um tem sua vida sexual da forma que lhe convém). Sempre o admirei pela sua inteligência, nunca se acovardava em suas respostas. Irreverente, polêmico sempre. Suas tiradas eram na bucha, raciocínio rápido, com sabedoria e humor, muito humor. Tinha lá seus defeitos, tinha, assim, como todos nós temos, e quem não os tem? Que atire a primeira pedra. Sempre foi muito educado e atencioso com aqueles que o tratavam bem e com respeito. Fiel aos seus preceitos, e sua personalidade forte, recentemente deu uma entrevista à revista Época, dizendo: “Afronte o mundo, não sua consciência.” Descanse em paz, filho de Deus, você fez sua história!
Roberto Souto
u Um homem que não tinha medo de falar a verdade. Místico e, acima de tudo, segundo vários noticiários que li a respeito, caridoso. Como informado pela TV, sequer deixou bens; portanto, entendo que não vivia na corrupção e nem se aproveitava da fama para conseguir benefícios. Uma grande perda.
Liliane Gouvêa
“A Avenida Campos Elíseos possui constante fluxo...Além de ligar setores periféricos de Goiânia, a via é o início de uma rodovia que dá acesso a diversas cidades do interior goiano.
Entre a Praça do Palmito e a rótula do Terminal do Novo Mundo, moradores e pessoas que ali trabalham presenciam constantemente o excesso de velocidade que infelizmente finaliza-se em diversos acidentes... Em nome deste bairro, peço às autoridades competentes que façam uma breve análise para que sane a questão do excesso de velocidade da via, com faixas de pedestres, redutores de velocidade ou até mesmo a construção de quebra-molas, que são inexistentes...”(“Alô, SMT!” – Opinião do Leitor, 18/03/09)
Saulo Rossi (via e-mail)
Solução rápida
A Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Goiânia (AMT) informa que existem mecanismos de controle de fluxo de veículos como rotatórias, lombadas físicas e faixas de pedestres na Avenida Campos Elíseos.
Reconhece ainda que, devido a Campos Elíseos estar localizada na saída de Goiânia, contar com uma grande empresa do ramo de laticínio (Itambé) e ser caminho para o polo da Petrobras, a quantidade de veículos é muito grande e muitos condutores insistem em transitar acima do limite de velocidade permitido.
A Diretoria de Projetos de Trânsito da AMT já elaborou um plano de intervenção em frente à empresa citada, que vai melhorar o trânsito no local. A AMT informa, ainda, que vai programar para os próximos dias o reforço da sinalização horizontal, uma nova pintura nas faixas de pedestres e encaminhar a equipe de agentes com o radar estático, em dias
alternados, para coibir os excessos de
velocidade.
Solicita, também, aos moradores da região que apontem os locais específicos para sinalização de novas faixas de pedestres, para que seja avaliada a viabilidade técnica do pleito.
A AMT aproveita para informar que todas as sugestões, problemas ou dúvidas podem ser reportadas ao Disque Trânsito da AMT: 0800 6810118.
Assessoria de Comunicação da Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade