Vestibular único nas federais é meta de Haddad

Vestibular único nas federais é meta de Haddad (Diário da Manhã, 25/03/09)

Ministro propõe reformulação no Enem para usá-lo como processo unificado nas instituições

Projeto para unificar vestibulares das universidades federais foi apresentado ontem pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. A proposta tem objetivo de criar novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que funcionaria como processo seletivo para essas instituições. A sugestão de mudança será entregue formalmente na próxima segunda-feira (30) à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para que seja discutida nas universidades.



Haddad espera que o novo vestibular possa ser aplicado ainda em 2009, para ingresso dos estudantes no próximo ano. Mas os reitores acham precipitada a mudança. O presidente da Andifes, Amaro Lins (UFPE), “não vê objeção” à proposta, mas destaca que antes ela precisa ser discutida dentro das universidades e com a própria sociedade.



O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, entende que o tema deve ser debatido até exaustão. A Andifes deve reunir todos reitores das federais em 15 dias, para discutir a proposta.



O ministro argumenta que vestibulares aplicados hoje têm problemas graves e sinalizam mal para o Ensino Médio. Haddad também aponta a validade nacional do processo como vantagem para estudantes, que não precisariam fazer várias provas.



A elaboração do exame ficaria à cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem. A prova seria dividida em quatro eixos: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas, com questões de múltipla escolha e uma redação.